domingo, 27 de fevereiro de 2011

Hello, Mister Obama

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A diplomacia norte-americana intensificou os contatos com interlocutores no Brasil para preparar a visita do presidente Barack Obama. A grande preocupação do embaixador Thomas Shannon é com os resultados políticos da visita, que visa a reaproximar os Estados Unidos e o governo brasileiro na cena internacional. Obama permanecerá no Brasil em 19 e 20 de março. A primeira parte da viagem será dedicada às relações oficiais entre os dois países, tendo como ponto alto o encontro do líder norte-americano com a presidente Dilma Rousseff.

O chanceler brasileiro Antônio Patriota, que na semana passada viajou aos Estados Unidos para preparar a visita, sinalizou aos norte-americanos que o futuro das relações com o governo Dilma depende muito do reposicionamento de Obama quanto aos interesses comerciais e, principalmente,os objetivos políticos do Brasil no plano internacional. A cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU reivindicada pelo Brasil, porém, foi para o espaço devido ao acordo brasileiro com o Irã na questão nuclear.

O episodio trincou as relações entre os dois países e frustrou tremendamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não esconde sua insatisfação a interlocutores. A ponto de revelar que se considerava traído por Obama e que dizer o presidente norte-americano não estaria à altura dos seus eleitores. Sobrou também para o presidente francês Nicolas Sarkozy, que até hoje corre atrás do prejuízo com o adiamento da compra dos caças franceses.

Sutileza

A presidente Dilma Rousseff opera uma sutil inflexão na política externa brasileira. Distanciou-se do regime de Teerã e emite sinais de que busca uma nova relação com Washington. Questionada sobre o assunto, costuma dizer que o Brasil mudou e que os Estados Unidos Unidos estão começando a perceber essa mudança.

Prestígio

O carisma de Barack Obama no Brasil será posto à prova no Rio de Janeiro, no dia 20. Visitará uma favela carioca, provavelmente o Morro Santa Marta, ocupado por uma unidade pacificadora da Polícia Militar fluminense, acompanhado da primeira-dama Michelle e das filhas Sasha, de 9 anos, e Malia, de 12. Depois, fará um grande discurso no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo como anfitriões o governador Sérgio Cabral (PMDB) e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB).

Segurança

Equipes do presidente Obama - uma precursora e outra avançada - já estiveram em três unidades pacificadoras (Santa Marta, Cidade de Deus e Chapéu Mangueira) para avaliar as condições de segurança doslocais. Apesar da presença de agentes da Delegacia de Defesa Institucional (Delinst) da Polícia Federal e militares da Marinha e do Exército, a segurança de Obama ficará por conta de 400 agentes norte-americanos.

Terceiro

Bancados pelo PMDB como candidatos a diretorias da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima e José Maranhão não queriam ser nomeados para esses postos de terceiro escalão. Sonhavam com a presidência de estatais, como a Chesf e o Banco do Nordeste. ´Não quero emprego, mas prestígio`, chegou a reclamar Maranhão, ex-governador da Paraíba.

Reabilitação

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), pediu à Comissão de Ética Pública da Presidência da República que analise o caso de Silas Rondeau, que é afilhado político do presidente do Senado, José Sarney. O ex-ministro integra os conselhos de administração da Petrobras e de um braço do Grupo Engevix, que tem contratos bilionários com a estatal. Há suspeita de conflito de interesse.

Galinha/Há dentro da cúpula do Democratas quem acredite que a debandada comandada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, tenha voo de galinha. A partir de 2012, a força de Kassab seria apenas a de ex-prefeito, deixando órfão o grupo de deputados que o acompanharão.

Efetivada/Com a aposentadoria do ministro Aldir Passarinho no Tribunal Superior Eleitoral, a ministra Nancy Andrighi será formalizada como titular na Corte. Ela atuou como ministra auxiliar nas eleições de 2010.

Nenhum comentário: