quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Quem perde, quem ganha

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos


A antiga Articulação, núcleo duro do grupo Construindo o Novo Brasil (CNB), foi a grande derrotada com a escolha de Marco Maia (RS) para candidato do PT a presidente da Câmara. Perdeu ainda mais com a eleição de Paulo Texeira (SP), do grupo Mensagem ao Partido, para novo líder da bancada na Câmara. O líder do governo, Cândido Vaccarezza (SP), que desistiu da candidatura ao antever a derrota, tinha um acordo com Teixeira, cujo grupo, porém, optou por Maia. Por isso, a antiga Articulação não lançou candidato à liderança da bancada.

Seus caciques moveram mundos e fundos para viabilizar a candidatura de Vaccarezza. É o caso do presidente do PT, José Eduardo Dutra, e do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que também saíram desgastados do embate, além do ex-deputado cassado José Dirceu. Todos interferiram no processo sem pertencer à bancada. Outros cardeais petistas amargaram a derrota, como os deputados João Paulo Cunha (SP), José Genoino (SP) e José Mentor (SP).

Ontem, os ex-líderes de bancada Maurício Rands (PE) e Henrique Fontana (RS), desafetos de Vaccarezza, não escondiam a satisfação com o desfecho da disputa. O ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (SP) também. Os grandes artífices da vitória de Maia foram os deputados Gilmar Tato (SP) e Odair Cunha (MG). Essa dupla café com leite dará as cartas nos bastidores da Câmara na próxima legislatura.

Telhado

A ida de Alexandre Padilha para o Ministério da Saúde subiu no telhado. Era para ter sido anunciada ontem na lista dos ministros confirmados nesta semana: Antônio Patriota, Relações Exteriores; Nelson Jobim, Defesa; Fernando Pimentel, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Aloizio Mercadante, Ciência e Tecnologia; além do chefe de gabinete Giles Azevedo. O envolvimento de Padilha na disputa pela Presidência da Câmara atrapalhou o processo.

Despedida

O vice-presidente da República eleito, Michel Temer renunciou ontem ao comando da Câmara dos Deputados. Seu principal agradecimento foi ao secretário-geral da Mesa, Mozart Vianna, que foi muito aplaudido pelos deputados presentes. Temer passou o comando da Casa para o deputado Marco Maia (PT-RS), que concorrerá à reeleição.

Cabrito

Na noite de terça-feira, na residência oficial, o vice-presidente eleito, Michel Temer, reuniu pela última vez no ano a sua confraria do cabrito, com a participação do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN);e dos deputados Miro Teixeira (PDT-RJ), José Aníbal (PSDB-SP) e Arnaldo Jardim (PPS-SP), que eram os mais assíduos ao jantar. Juntaram-se ao grupo o deputado Marco Maia (PT-RS), que assumiu Presidência da Câmara, e mais 10 parlamentares, além do ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Aumento

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Gabriel Wedy, interpretou o reajuste dos parlamentares como ´uma afronta ao Judiciário`. Segundo ele, juízes e serventuários aguardam há meses a reposição das perdas com a inflação do teto salarial constitucional, que é pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal(STF).

Família

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou ontem, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei nº 2.285/2007, que consolida a legislação de direito de família num único documento, o Estatuto da Família. É de autoria do deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA).

Anistia

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem que a decisão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que condenou o Brasil pelo desaparecimento dos guerrilheiros no Araguaia, é meramente política e não produz efeitos jurídicos no Brasil. Jobim descartou a possibilidade de punição para os militares que praticaram tortura e sumiram com os corpos de 62 guerrilheiros.

Andarilho

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) faz planos para voltar ao jornalismo. Pretende viajar pelo Brasil e pela América Latina escrevendo reportagens e produzindo vídeos.

Nenhum comentário: