terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Na berlinda

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O deputado Antônio Palocci (PT-SP), futuro ministro da Casa Civil de Dilma Rousseff, sondou o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), sobre a possibilidade de a legenda substituir o nome do futuro ministro do Turismo, deputado Pedro Novais (PMDB-MA), por outro integrante da bancada do partido na Câmara. Novais é candidato a ex-futuro ministro por causa de uma despesa de R$ 2.156 com o aluguel de uma suíte de luxo para uma festa de 15 casais no Motel Caribe, em São Luís, no Maranhão.


» » »

Eduardo Alves disse não. Argumentou que a situação de Novais — que tem 80 anos e mora no Rio de Janeiro, apesar de eleito pelo Maranhão — não justifica uma decisão dessa ordem, pois o parlamentar já devolveu o dinheiro à Câmara e a sua condição física não alimenta especulações de que ele teria participado de uma orgia sexual. Novais alega que, no dia do evento, estava com a esposa, no Rio de Janeiro, e a despesa foi feita por um funcionário do gabinete sem seu conhecimento.

» » »

A cúpula do PMDB chegou a fazer consultas para substituir o peemedebista no caso de a presidente Dilma solicitar ao partido a indicação de outro nome para o ministério. Para pôr Palocci na defensiva, Eduardo Alves argumenta que a situação de Novais não é muito diferente da de Ideli Salvatti (PT-SC), indicada para a Secretaria da Pesca, que pagou despesas com hospedagem num hotel de Brasília com verba do Senado, mesmo ocupando um apartamento funcional. A petista também atribuiu o fato a um funcionário e devolveu o dinheiro.

Conspiração

Não foi de todo debelada a conspiração para destituir o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves, na primeira reunião de bancada após a posse dos novos deputados. O mineiro Leonardo Quintão (foto) desafia a cúpula da legenda e lidera a conspiração. A perda dos ministérios da Saúde e da Integração Nacional para o PT e a polêmica indicação do deputado Pedro Novais para o Ministério do Turismo alimentam as insatisfações.

Bombardeio//

A cúpula do PT iniciou um movimento para abater na pista a candidatura do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) a presidente da Câmara, tirando-lhe o apoio do bloquinho PSB-PDT-PCdoB-PMN. As articulações de Rebelo, que já presidiu a Câmara, seriam o maior obstáculo à reeleição do petista Marco Maia (RS) para a Presidência da Casa.

Battisti

O presidente Lula ainda não recusou a extradição do italiano Cesare Battisti porque tem dúvidas de natureza jurídica. Politicamente, sua decisão está tomada: conceder o asilo. Uma conversa com o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, sobre seu parecer jurídico definirá a questão. Battisti é acusado de ter praticado quatro homicídios e foi condenado à prisão perpétua na Itália. Lula teme que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrube sua decisão.

Excelências


O Brasil aumentará o número de vereadores nas eleições de 2012: passarão de 51.992 para 59.708, segundo cálculos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). São mais 7,7 mil parlamentares


Carteirinha

Na quinta-feira, em Brasília, o presidente Lula lançará a nova carteira de identidade , um cartão magnético com chip que será adotado a partir de janeiro de 2011. O RIC (Registro de Identificação Civil) reunirá todas as informações pessoais, como o número do CPF e do título de eleitor, e substituirá as antigas cédulas de identidade, padronizadas há 27 anos. Em 2011, serão 2 milhões de carteiras trocadas; em 2012, oito milhões; e, a partir de 2013, 20 milhões por ano. O novo cartão será confeccionado pela Casa da Moeda em polímero de alta resistência.

Xilindró

O prefeito de Macapá, capital do Amapá, Roberto Góes, do PDT, passou o Natal na cadeia e corre o risco de também virar o ano-novo em cana. Preso desde 18 de dezembro, é acusado de participação em um suposto esquema de desvio de recursos públicos no Amapá por meio de fraudes em licitações das secretarias de Educação, de Transporte, de Assistência Social e de Finanças. Na véspera do Natal, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, para evitar a ocultação e destruição de provas e não atrapalhar as investigações da Polícia Federal, negou seu pedido de liberdade.

Estágio/ A equipe de ajudantes de ordem da presidente eleita, Dilma Rousseff — três mulheres e um homem —, começou ontem o treinamento prático em eventos com presença do presidente da República. Acompanharam os ajudantes de Lula em duas solenidades: a inauguração do novo prédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília; e a inauguração de 31 novas escolas técnicas federais, evento realizado no Palácio do Planalto.

Polícia/ O nome do delegado Sandro Avelar, diretor do Sistema Penitenciário Federal, foi o mais votado da lista de indicações da Associação de Delegados da Polícia Federal (ASDPD) para suceder o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, mas a disputa está mesmo entre Roberto Troncon Filho, atual diretor de Combate ao Crime Organizado, e Ildo Gasparetto, superintendente do Rio Grande Sul. A presidente Dilma Rousseff deve bater o martelo de hoje para amanhã.

Prestígio/ Além da presença dos chefes de Estado estrangeiros e de representantes internacionais durante a posse da presidente, Dilma Rousseff, em Brasília, a capital do país deve receber executivos de grandes multinacionais. É o caso do presidente mundial do grupo Telefônica, César Alierta, que passa o réveillon no Brasil para acompanhar a posse.

Nenhum comentário: