sábado, 20 de novembro de 2010

Três porquinhos

Por Luiz Carlos Carlos
Com Leonardo Santos


Um velho amigo, excelente diagramador de jornal, quando pôs os pés numa redação, foi vítima do preconceito racial: ´Frango de macumba`, apelido dado por ser negro retinto. Na época, isso não dava cadeia. Os mais próximos o chamavam simplesmente de ´Frango`, uma forma de abrandar a alcunha. Um dia, o jornalista resolveu reverter a situação. ´Xará, por favor, não me chame de Frango. Meu nome agora é Chester`, disparou. E passou a distribuir um cartão de visitas com o novo nome de guerra, pelo qual hoje é apresentador a todos. Um verdadeiro case de mudança de marca.

É mais ou menos o que resta a fazer aos três principais coordenadores da transição de governo, o presidente do PT, José Eduardo Dutra; o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci; e o deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP), chamados de ´os três porquinhos` por suposta maldade de um dos caciques do PMDB, segundo a jornalista que pôs o apelido no ventilador. E que assim passaram a ser tratados, ´carinhosamente`, pela presidente eleita, Dilma Rousseff.

Ontem, na reunião do PT, Dilma oficializou o apelido, para delírio da cúpula petista. Os dirigentes do partido também se queixam da excessiva centralização das negociações políticas nas mãos desses três caciques. Foi um duplo recado: primeiro, de que os três líderes partidários estão mesmo por cima da carne seca; segundo, de que não aceita a tutela de nenhum deles. O problema agora será encontrar um jeito de mudar a marca da troyka. É muito chato ser chamado de porquinho. Que tal chamá-los de ´Three Little Pigs`?

Quem são?

José Eduardo Dutra, o operoso presidente do PT, foi o primeiro a levar o apelido na esportiva. Tratou de escolher o melhor dos três personagens da história eternizada por um desenho animado da Disney em 1933. Considera-se o Prático (Homero, no original), que, para se proteger do Lobo Mau, construiu uma casa de tijolos e cimento. Pura malandragem. Cícero, o mais preguiçoso, construiu uma cabana de palha; e Heitor, uma casa de madeira. Como a sua casa demorou mais tempo para ser construída, Prático muitas vezes via os irmãos divertindo-se enquanto se matava de trabalhar. A construção foi a única que resistiu ao bafo do lobo. Por causa da história, Palocci e Cardozo também disputam o melhor dos personagens.

Missão

Do ponto de vista da montagem do governo, dificilmente Dutra terá um lugar em algum ministério. Sua missão é a mesma que teve o deputado José Genoino no primeiro governo Lula: tomar conta do PT. O ex-guerrilheiro do Araguaia, apesar de uma vida reconhecidamente austera, foi tragado pelacrise do mensalão e, na última eleição, não conseguiu se reeleger, apesar da brilhante carreira parlamentar. A missão de Dutra é evitar que a história se repita.

Fora

De tanto falar que não pretende ficar no governo, o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, acabou mesmo de fora das especulações sobre a formação dos novos ministérios. Apesar do lobby contra ele, continua sendo um dos ministros de mais prestígio junto a Dilma. Franklin queimou os navios ao propor um novo marco regulatório da comunicação. Pretende entregar o projeto e pegar o boné quando o presidente Lula transmitir o cargo.

Líder

Os senadores eleitos Jorge Viana (AC), Humberto Costa (PE) e Wellington Dias (PI) disputam a liderança da bancada do PT no Senado. O cearense José Pimentel (foto), que seria a quarta opção, prefere a Primeira Secretaria, um cargo tradicionalmente destinado a um político do Nordeste. Marta Suplicy (PT), cotada para o novo ministério, reivindica a presidência da poderosa Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Preferência

Tradicionalmente, a maior bancada do Senado indica o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), porém, está na dúvida se a legenda deve ocupar essa posição. Alguns senadores da bancada preferem a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) por causa das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Não será surpresa se oferecer a CCJ aos petistas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, meu querido e amado irmão. Não sei se vc omitiu o nome de propósito, mas o nome todo do Frango e Luiz Carlos de Oliveira Chester, ele faz parte do Conselho Fiscal da ABI.