quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Os Brasis

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A disputa eleitoral nos diversos estados do país está mais desconectada do que foi mostrado na campanha de Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno, na qual um truque de montagem interligava as diferentes regiões do país com a sua candidatura. Há vários Brasis, com opiniões diferenciadas sobre um mesmo assunto, ou melhor, sobre o que deve ser o futuro governo pós-Lula.

O melhor exemplo do que ocorre talvez não esteja no confronto dos resultados eleitorais do Rio Grande do Sul - onde venceu o petista Tarso Genro, contrariando a maré serrista que varre os estados meridionais - com os do Rio Grande do Norte, onde se elegeu Rosalba Carlini (DEM), na contramão da onda governista do Nordeste. Está na região Sudeste, onde o pleito pode estar sendo decidido.

São Paulo é o estado que menos depende dos recursos da União. Desde os tempos dos bandeirantes, o paulista avalia que o poder central atrapalha mais do que ajuda. Exceto quando um paulista é o presidente da República. O Rio de Janeiro, ao contrário, tem mais funcionários federais do que Brasília e abriga as sedes de empresas e órgãos que controlam os investimentos na economia fluminense, como a Petrobras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Minas, onde Dilma venceu o primeiro turno, fica no meio termo e costuma virar a mesa na política nacional. Foi assim na Revolução de 1930, no golpe militar de 1964 e na eleição de Tancredo Neves, em 1985.

Cartada

O resultado da eleição em Minas Gerais, com a reeleição do governador tucano Antonio Anastasia e a vitória da dupla Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS) na disputa pelo Senado, foi o maior revés governista em nível regional. As derrotas de Hélio Costa (PMDB) e de Fernando Pimentel (PT), candidatos ao governo estadual e ao Senado, respectivamente, implodiram a aliança PMDB-PT no estado. Uma nova correlação de forças se estabeleceu em Minas. Resta saber se seus protagonistas estão dispostos a virar a eleição a favor de Serra. Anastasia, Aécio e Itamar darão as cartas do segundo turno.

Fechado

É muito difícil para o tucano José Serra reverter a situação no Nordeste. A frente formada pelos governadores da Bahia, Jaques Wagner (PT); de Sergipe, Marcelo Déda (PT); de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB); e do Ceará, Cid Gomes (PSB), todos eleitos no primeiro turno, é avassaladora nos respectivos estados. Onde há segundo turno, mesmo os aliados leais, como o governador tucano de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, candidato à reeleição, estão em dificuldade para fazer a campanha a favor de José Serra.

Cobrança

O senador Pedro Simon (foto), do PMDB-RS, ontem, no Senado, apelou ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que vote com urgência os recursos contra a Lei da Ficha Limpa. "Nunca, na história do Brasil, a sociedade aguardou com tanto interesse uma decisão do STF. O tribunal não pode cassar a esperança de 180 milhões de brasileiros", afirmou Simon. Os candidatos fichas sujas barrados pela Justiça Eleitoral receberam 8,7 milhões de votos.

Mordomia

A Câmara reservou 750 diárias em hotéis de Brasília para hospedar por três dias (de 30 de janeiro a 2 de fevereiro) parlamentares recém-eleitos. Cada um terá direito a quatro acompanhantes. A posse será em 1° de fevereiro e o custo estimado da mordomia é de R$ 223 mil

Controle

Os municípios que realizam obras voltadas para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 terão que enviar balancetes mensais da execução orçamentária para a Secretaria de Tesouro Nacional. A medida foi solicitada pelo grupo de trabalho do Ministério Público Federal que monitora os gastos.

Programa

A cúpula do PV quer saber como Dilma e Serra receberam o programa de Marina Silva (PV). Na semana passada, a ex-adversária, que obteve 19 milhões de votos, recebeu um telefonema de Fernando Henrique Cardoso manifestando o interesse de chegar a um acordo. Ontem, Dilma Rousseff telefonou para Marina e pôs o ministro Marco Aurélio Garcia à disposição do PV para fechar um acordo programático.

Naufrágio / O Ministério Público Federal quer que a ação penal sobre o envolvimento de magistrados capixabas em esquemas de venda de sentenças seja julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com aposentadoria compulsória dos envolvidos na Operação Naufrágio, o caso sai do STF e volta para o Tribunal de Justiça do estado.

Programa / A cúpula da campanha petista pretende divulgar a versão final do programa de governo de Dilma Rousseff na próxima semana, com 13 capítulos. Segundo seu coordenador, ministro Marco Aurélio Garcia, o tema número um do programa será a democracia e o compromisso com as liberdades de expressão e religiosa.

Dez mais / O filme Perdão, mister Fiel, documentário do jornalista Jorge Oliveira, que está entre os 10 melhores filmes nacionais de 2009, abre a 5ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que vai percorrer várias cidades brasileiras e de países vizinhos. No domingo, emocionou a plateia no Memorial da Resistência, antigo Deops de São Paulo.

Nenhum comentário: