sábado, 25 de setembro de 2010

O caso Roriz

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Em baixa por causa da condição de candidato sub judice, o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) desistiu de concorrer ao Governo do Distrito Federal e resolveu lançar em seu lugar sua própria mulher, Weslian Roriz, também filiada ao PSC. O vice na chapa continua sendo o ex-deputado Jofran Frejat (PR).

Foi a primeira baixa na eleição em consequência da não decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade da aplicação da Lei da Ficha Limpa. O julgamento está empatado em cinco a cinco e foi suspenso. Será retomado na próxima semana, mas sua conclusão poderá depender da indicação, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de um novo ministro para a vaga do ministro Eros Grau, que se aposentou. Roriz poderia ter optado por lançar uma das filhas, Jaqueline ou Liliane, candidatas à Câmara Federal e à Câmara Legislativa, respectivamente, mas preferiu preservá-las com mandato. Optou pela ex-primeira-dama, com quem é casado há 50 anos. Weslian Roriz é ficha limpa e nova na política.

A decisão do patriarca pode se repetir em outros estados onde políticos disputam a eleição e dependem da decisão do caso Roriz. Estão nas mãos do futuro ministro do STF os destinos de Maria de Lourdes Abadia (PSDB-DF), Jader Barbalho (PMDB-PA), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Marcelo Miranda (PMDB-TO) e Paulo Rocha (PT-PA), que disputam o Senado. E dos candidatos a governador Expedito Júnior (PSDB-RO), Roseana Sarney (PMDB-MA) e Jackson Lago (PDT-MA).

Bancadas

Festa na coligação PT-PSB-PDT-PPS, que apoia o petista Agnelo Queiroz, com a desistência de Roriz. A estimativa agora é de que consiga eleger seis dos oito deputados federais do Distrito Federal. A coligação de Roriz (PSC-PMN-DEM-PSDB) deve eleger um ou dois. A coligação PMDB-PTB-PCdoB, que também apoia Agnelo, luta para eleger um parlamentar.

Visionário

Ministro de Assuntos Estratégicos, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comemorava ontem a conclusão de seu Plano Brasil 2022, que traça um projeto geopolítico para o país nos próximos 100 anos. "Depois de um período de reflexão e de levantamento de metas setoriais e de consulta aos mais distintos setores da sociedade - empresários, trabalhadores, congressistas, acadêmicos, administradores, intelectuais, artistas etc. -, estamos chegando ao período final de elaboração do Plano Brasil 2022", anunciou. O projeto analisa a situação mundial e da América Latina e estabelece metas para o Brasil do futuro.

Sucesso

O presidente Lula quer que a campanhade Dilma Rousseff explore ao máximo na tevê o sucesso da operação de capitalização da Petrobras, que atingiu R$ 120 bilhões.

Pesado

Para o líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida, o pedido de resposta da candidata Dilma Rousseff (PT) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para rebater em programa eleitoral as críticas feitas contra a petista é uma medida desesperada. O deputado havia afirmado que, em um país sério, a ex-chefe da Casa Civil Erenice Guerra seria presa e Dilma perderia o registro de candidatura. Almeida também afirmou que a Casa Civil virou a casa da mãe Joana.

Esperança

A oposição já começou os primeiros preparativos para a disputa do segundo turno da campanha eleitoral para presidente da República, segundo o líder dos Democratas na Câmara, deputado Paulo Bornhausen (SC). "Se o criador teve que disputar os dois turnos, com a cria não vai ser diferente", dispara.

Berlinda

Favorito ao governo do Pará, o tucano Simão Jatene entrou na reta final da campanha eleitoral com um olho no eleitor e o outro nos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Está na mesa da ministra relatora Cármen Lúcia, no TSE, processo sobre violação à Lei Eleitoral durante as eleições para governador, em 2002. Apesar do espantoso atraso, pesa contra ele a acusação de abuso do poder econômico: a transferência de R$ 60 milhões em recursos para prefeitos aliados quando faltavam apenas dois meses para o dia da eleição.

Cantoria

Preocupado com a possibilidade de um segundo turno, o governador Jaques Wagner (PT-BA) apelou para o amigo Gilberto Gil, comprometido com a candidatura de Marina Silva (PV) à Presidência. O ex-ministro da Cultura e artista consagrado gravou mensagem de apoio e apareceu no programa eleitoral do petista. Candidato à reeleição, Wagner passa sufoco na reta final ao enfrentar Paulo Souto (DEM) e Geddel Vieira Lima (PMDB).

Sanguessugas / Estão de volta 39 ex-parlamentares acusados de participação na máfia dos sanguessugas, revela o site Congresso em Foco, na seção Ajude alimpar a política. Especializada na cobertura do parlamento brasileiro, a página monitora a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições.

Marinou / O senador Pedro Simon (PMDB-RS) anunciou ontem apoio à candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva, em Porto Alegre. Desembarcou da candidatura de Dilma Rousseff (PT), apoiada pela legenda, mas não acompanhou a dissidência pró-Serra do seu partido.

Nenhum comentário: