terça-feira, 28 de setembro de 2010

A força dos nordestinos

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Não foi à toa que a candidata petista Dilma Rousseff (PT) visitou a feira de São Cristovão acompanhada do governador Sérgio Cabral (PMDB), candidato à reeleição, na sua última investida junto aos eleitores do Rio de Janeiro. É um tradicional reduto cultural dos nordestinos e de seus descendentes que vivem no estado, que reproduz a tendência eleitoral esmagadoramente favorável à petista que ocorre no Nordeste, fenômeno que se repete também em São Paulo.

Dilma lidera em todos os estados, inclusive São Paulo, o principal reduto do tucano José Serra, para espanto geral, mas é no Nordeste que ultrapassa com larga vantagem a soma de votos dos adversários. No Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste, perde para Serra, Marina Silva (PV) e demais candidatos. No Norte do país, vence-os por pequena margem graças à vantagem acachapante no estado do Amazonas.

A petista não precisou comer buchada de bode nem andar de jegue para conquistar os nordestinos. Não fez promessa para Padre Cícero, nem se benzeu nas águas do São Francisco. Esse apoio esmagador, em primeiro lugar, vem dos maciços investimentos federais; em segundo, da transferência de renda via salário-mínimo, Bolsa Família, aposentadorias rurais e financiamento do pequeno agricultor. Em terceiro, de uma política de alianças muito robusta, tudo isso cimentado pelo prestígio e pelo apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva junto aos eleitores da região.

Providencial

O relatório de obras do Tribunal de Contas da União (TCU), que usualmente é apresentado na última semana de setembro, só deve ficar pronto em novembro, depois das eleições. O atraso foi provocado pela mudança da data de aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2011. No ano passado, o relatório apresentou diversos indícios de irregularidades em obras do governo federal, inclusive do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As críticas foram tantas que o presidente Lula chegou a sugerir medidas para impedir que o TCU paralisasse obras do governo por conta de suspeitas de irregularidades.

Laranja

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, lamenta que as limitações na legislação eleitoral impeçam o enquadramento do candidato Joaquim Roriz na Lei da Ficha Limpa. O ex-governador renunciou à candidatura em favor de sua mulher, Weslian, mas tem participado da campanha como se fosse o candidato. Gurgel adianta que o Ministério Público Federal está acompanhando o caso, mas antecipa que, a princípio, a pena máxima é de multa por causa da propaganda.

Extinto

O Ministério Público deve apresentar hoje um parecer opinando pelo fim do processo contra o ex-candidato ao Governo do Distrito Federal Joaquim Roriz no Supremo Tribunal Federal (STF). Não é caso de repercussão geral porque não houve decisão dos ministros, que voltarão a discutir o assunto amanhã.

Incrível

No Espírito Santo, a deputada tucana Rita Camata está perdendo a eleição ao Senado para Magno Malta (PRB), candidato à reeleição, e Ricardo Ferraço (PMDB). Pesquisas qualitativas mostram que uma das causas do seu elevado nível de rejeição é o Estatuto da Criança e do Adolescente, de sua autoria.

Caixa

O governo federal pôs mais dinheiro no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com autorização contida na Medida Provisória n° 505 (MP 505), o empréstimo poderá ser em títulos públicos federais, no valor de R$ 30 bilhões

Vote

O deputado Chico Alencar (RJ), seguido por Ivan Valente (SP) e LucianaGenro (RS), todos do Psol, lideram o ranking de votação do Prêmio Congresso em Foco de 2010. No Senado, Cristovam Buarque (PDT-DF), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Marina Silva (PV-AC) são os mais votados. Para participar, basta acessar o site www.congresoemfoco.com.br. A entrega do prêmio será em 22 de novembro, em Brasília.

Lindos/ Dilma Rousseff resolveu dar uma colher de chá para o candidato do PMDB ao Senado no Rio de Janeiro, onde o presidente Lula apoia a candidatura de Marcelo Crivella (PRB). No sábado, deixou o Hotel Marriot, em Copacabana, de braços dados com Jorge Picciani (PMDB) e Lindberg Farias (PT), chamando-os de "lindão" e "lindinho".

Cosme e Damião/ Os candidatos ao Senado Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) adotaram a tática de andar juntos na reta final da campanha. Ontem, fizeram panfletagem na Rodoviária do Plano Piloto.

Ecológico/ O ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc ontem fazia campanha como nos velhos tempos, na esquina da Rio Branco com a Sete de Setembro, no Centro do Rio de Janeiro. Detalhe: seus "santinhos" são de material plástico.

Nenhum comentário: