sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A cara do Brasil

Por Luiz Carlos Azedo

Com Leonardo Santos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu uma entrevista ontem à prestigiosa revista The Economist e, depois, despachou com o chanceler Celso Amorim. Está de olho nas repercussões na opinião pública mundial de sua participação na campanha eleitoral no exterior, principalmente depois das denúncias da oposição contra o PT e sua candidata a presidente da República, Dilma Rousseff.

"Feio é perder", esse era o lema da antiga oligarquia perrepista. Não é bem assim. Ulysses Guimarães remendou a frase com um epíteto famoso: "Feio era perder para o MDB". Como a participação do presidente da República na própria sucessão costuma ser contida na maioria dos países da Europa e até nos Estados Unidos, o noticiário internacional sobre as eleições no Brasil, por incrível que pareça, começa a ganhar conotações negativas.

A imprensa mundial reproduz matérias e editoriais dos jornais brasileiros, passando a ideia de um vale-tudo nas eleições. É tudo o que o Itamaraty não gostaria que ocorresse numa eventual transição de governo. Seria como realizar um esforço de Sísifo, depois de dois presidentes que governaram o Brasil com muito prestígio internacional, anterior à própria ascensão ao cargo. Não é o caso de Dilma Rousseff, cuja popularidade por enquanto só bomba mesmo na Bulgária, país de seus ancestrais paternos.

Agastamento

A propósito das relações internacionais, o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, continuam se estranhando. A decepção entre ambos é recíproca. Obama se queixa de críticas públicas do presidente brasileiro ao governo dos Estados Unidos. Lula não esconde seu descontentamento com o colega do Norte, a quem faltaria a "a audácia dos seus eleitores". Ao contrário da opinião pública mundial, Lula parece ter saudades do ex-presidente George W. Bush.

Cicuta

O ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (DEM), candidato ao Senado, destila veneno no seu ex-blog: "No time de Dilma, é Lula quem arma, ataca e defende. Pode-se argumentar que, nas atuais condições de jogo, ninguém faria melhor. Sem dúvida, mas sempre que ele aparece em todo o seu tamanho, ela, apesar do favoritismo eleitoral inconteste, fica pequena. Não por acaso, a candidata teve de vir ontem a público afirmar, na contramão dos gestos de seu criador, que é perfeitamente capaz de se defender sozinha".

Maldade

Líder nas pesquisas no Pará, o ex-governador Simão Jatene (PSDB) tripudia da governadora petista Ana Júlia Carepa, que está perdendo a reeleição. Em seu programa na televisão, Jatene faz uma comparação do que foi feito em sua gestão (2003-2006) e na da adversária (2007-2010). E dispara: "Se o Lula ajudou, ela trapalhou". Os dois governaram com o petista na Presidência da República.

Fama

O IBGE abalou a fama do Espírito Santo e de Santa Catarina entre os homens. Capixabas e catarinenses continuam lindas, mas os homens estão sobrando nos dois estados: em Santa Catarina, para cada 100 solteiras, existem 122 homens; no Espírito Santo, são 105 homens para cada 100 mulheres.

Emprego

Embora sejam maioria na população, as mulheres continuam com mais dificuldades de colocação no mercado de trabalho. Cerca de 17% são empregadas domésticas e 16,7% trabalham na área de educação, saúde e serviços sociais - de um total de 39,5 milhões de trabalhadoras

Ciúmes

Candidato a deputado federal pelo PDT, José Antônio Reguffe caminha paraser o campeão de votos nas eleições proporcionais do Distrito Federal, despertando ciúmes entre os concorrentes da coligação de Agnelo Queiroz (PT) por causa das dobradinhas com distritais do PT e do PPS que abandonaram Geraldo Magela (PT) e Augusto Carvalho (PPS), cabeças de chapa das duas legendas. A coligação deve eleger de três a quatro deputados, numa bancada de oito parlamentares federais.

Venceu / O senador Delcídio Amaral (PT-MS) comemorou ontem no Twitter o fato de o Ministério da Fazenda ter desistido de criar a Empresa Brasileira de Seguro, que enfrentava restrições na subscrição de risco das operações com grandes empreendimentos públicos de infraestrutura. O governo agora pretende criar a Agência Brasileira de Garantias, que ficaria responsável pela administração dos sete fundos garantidores existentes, com patrimônio líquido total de R$ 3,064 bilhões.

Teimoso / Internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) resolveu manter a candidatura ao Senado. Afamília quer que ele desista. O presidente do PTB paulista, Campos Machado, reivindica o apoio do candidato tucano ao governo do estado, Geraldo Alckmin, ao petebista, que no plano nacional apoia o governo Lula.

Padrão / O Ministério da Justiça atualizou a Norma Técnica de Padronização das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams). Será lançada na próxima segunda-feira, em Brasília, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República e com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O objetivo é uniformizar estruturas e procedimentos de combate à violência contra a mulher.

Nenhum comentário: