terça-feira, 31 de agosto de 2010

Medo do "Centrão"

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos


Certo de que a vitória de Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno já é inexorável, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se movimenta para fortalecer o PT e conter o PMDB na nova coalizão de governo. Como? Jogando mais peso nas eleições regionais nas quais os dois partidos estão diretamente envolvidos. Pretende evitar que a petista - sem o seu carisma, nem a mesma facilidade de comunicação direta com o povo - acabe prisioneira de um condomínio de poder controlado pelo PMDB no Congresso.

Lula teme a formação de uma espécie de novo "Centrão" pelos aliados, o bloco de forças conservadoras e fisiológicas que atuou com grande desenvoltura na Constituinte, cujo lema era a máxima de São Francisco de Assis: "É dando que se recebe". O grupo exerceu grande influência durante o governo Sarney.

Essa preocupação está por trás da forte investida de Lula nas eleições de São Paulo, numa tentativa de levar a eleição para o governo paulista para o segundo turno e, nele, realizar a proeza de eleger o petista Aloizio Mercadante e impedir a volta do tucano Geraldo Alckmin, o franco favorito, ao Palácio dos Bandeirantes. Essa é a nova obsessão do presidente da República. Lula também pôs o pé no freio na campanha em Minas Gerais, onde Hélio Costa (PMDB) - mesmo com o PT na vice - corre o risco de perder a eleição para o governador Antonio Anastasia (PSDB), candidato à reeleição apoiado pelo ex-governador Aécio Neves (PSDB) e pelo ex-presidente Itamar Franco (PPS).

Confrontos

Em dois estados o confronto entre o presidente da República e o PMDB já é aberto: na Bahia, Lula mandou o ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima (PMDB) catar coquinho faz tempo; no Rio Grande do Sul, em nenhum momento dividiu o chimarrão com o ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça (PMDB). Respectivamente, nos dois estados, reeleger o governador Jaques Wagner (PT) no primeiro turno e garantir a vitória do ex-ministro da Justiça Tarso Genro (PT) no segundo garantirão ao partido mais musculatura no futuro governo.

Ficha Limpa //

Jader Barbalho (PMDB-PA) e Joaquim Roriz (PSC-DF) estão na pauta de hoje para os julgamentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dois foram enquadrados pela Lei da Ficha Limpa. Barbalho é candidato ao Senado e foi considerado "ficha suja" por ter renunciado ao mandato de senador para escapar da cassação em 2001. Roriz também se enquadra na mesma situação, mas renunciou ao mandato em julho de 2007.

Devolução

O Tribunal de Contas da União (TCU), com base emrelatório do ministro José Múcio Monteiro, condenou a ex-prefeita de Campina Grande (PB) Cozete Barbosa Loureiro Garcia de Medeiros a devolver aos cofres da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), no prazo de 15 dias, a quantia R$ 798.324,40

Barbada

Com 78,4% de aprovação, segundo pesquisa do Instituto Enquet/A Tribuna, o governador Paulo Hartung (PMDB) caminha para eleger seu sucessor no primeiro turno: Renato Casagrande (PSB), tem 61,6% de intenções de votos, contra 16,3% do tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas e 2,2% de Brice Bragato (Psol). A candidata de Lula, Dilma Rousseff (PT), com 45,4%, ultrapassou o tucano José Serra, que conta com o apoio de 31,6% dos capixabas. Foram ouvidas 1.700 pessoas e a margem de erro é de 2,4%. As pesquisas estão registradas com os números 25.945/2010, no TSE, e 13.358/2010, no TRE-ES.

Azebudsman

Eliana Camejo, assessora de imprensa da governadora tucana Yeda Crusius, candidata à reeleição no Rio Grande do Sul, critica a coluna de quinta-feira passada: "Sua avaliação foi atropelada pela dinâmica eleitoral. Fogaça, que se caracterizava por campanhas propositivas, negando-se a críticas e que até adotou o lema 'neutralidade ativa' para transitar bem com o PSDB e o PT, mudou. A partir da propaganda eleitoral desta semana, atacou o governo Yeda de olho no crescimento da candidatura da governadora, que subiu e pode repetir o que ocorreu em 2006, quando, no segundo turno, derrotou o PT de Olívio Dutra com o apoio do PMDB".

Cabresto

Na próxima sexta-feira, representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - que propôs a Lei da Ficha Limpa -, integrantes do Ministério Público e do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal realizarão uma ação contra a corrupção eleitoral. Os órgãos promoverão palestras para pedir ao eleitorado que valorize o voto. A campanha deve se estender a outros tribunais regionais eleitorais do país.

Colegas / Durante visita ao Brasil, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, será recebido pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Ricardo Lewandowski. Os dois se conheceram na década de 1980, quando faziam doutorado na área de Relações Internacionais, em Harvard, nos Estados Unidos.

Melhores / A quinta edição do prêmio Congresso em Foco será lançada hoje oficialmente em Brasília, no restaurante Dudu Camargo. A votação será em duas etapas: inicialmente, os jornalistas que cobrem o Congresso escolhem os parlamentares que, na opinião deles, mais se destacaram no Senado e na Câmara. Após a pré-seleção dos jornalistas, será a vez dos internautas votarem pelo site congressoemfoco.com.br, dirigido pelo jornalista Sylvio Costa.

Esperto / Alguém, muito esperto, está usando indevidamente meu nome e o e-mail do Correio para enviar mensagem pedindo votos para candidatos no DF. Por força de meus compromissos profissionais como titular desta coluna, meu voto é secreto.

Nenhum comentário: