quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Há vagas

Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
luizazedo.df@diariosassociados.com.br

Será significativa a mudança de composição da Câmara. É grande o número de parlamentares que não voltarão à Casa na próxima legislatura por disputarem outros cargos ou porque resolveram cuidar da vida pessoal. Nada garante que serão substituídos à altura, seja pela experiência política que acumulavam, seja pelo fato de que as eleições cada vez mais favorecem os candidatos com maior poder econômico ou que ingressam na política já famosos por outras atividades, com o craque de futebol Romário e a funkeira Tati Quebra-Barraco.

O atual presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), é o vice da petista Dilma Rousseff; o deputado Índio da Costa (DEM-RJ), do tucano José Serra. Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB-ES), Flávio Dino (PCdoB-MA), Angela Amin (PP-SC), Celso Russomano (PTB-SP), Fernando Gabeira (PV-RJ), Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) e José Fernando Aparecido (PV-MG) são candidatos a governador.

Rita Camata (PSDB-ES), Carlos Abicalil (PT-MT), Alberto Fraga (DEM-DF), Ricardo Barros (PP-PR), Eduardo Gomes (PSDB-TO),Eunício Oliveira (PMDB-CE), José Pimentel (PT-CE), Ciro Nogueira (PP-PI), Armando Monteiro (PTB-PE), Raul Jungmann (PPS-PE), José Carlos Aleluia (DEM-BA), Lídice da Mata (PSB-BA), Walter Pinheiro (PT-BA) e Paulo Rocha (PT-PA) são candidatos ao Senado.

Abandonam a disputa eleitoral Antônio Palocci (PT-SP), José Eduardo Cardozo (PT-SP), Raquel Teixeira (PSDB-GO), Alceni Guerra (DEM-PR), Fernando Coruja (PPS-SC) e Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), dentre outros. Todos fazem parte da elite da Câmara.

Padrinho

A regulamentação da Medida Provisória n° 494, de 2 de julho de 2010, que adotou novos critérios para a transferência de recursos do Ministério da Integração Nacional para os municípios, provocou uma crise na Defesa Civil. O ministro João Santana, sem consulta aos governadores e aos coordenadores da Defesa Civil nos estados, flexibilizou os critérios e os repasses de recursos para os municípios e favoreceu as cidades baianas para dar uma força ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, candidato a governador do PMDB na Bahia.

Bagunça

A suspensão da sessão de ontem na Câmara dos Deputados já era mais do que prevista depois do fracasso da última terça-feira. A invasão de policiais e agentes penitenciários caiu no colo do presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), como justificativa para interromper o trabalho. Segundo Temer, a segurança dos parlamentares estava comprometida depois da baderna. Temer era foi um dos mais empenhados na votação da PEC, mas o governo era contra.

Fim de festa

Sem clima para votarqualquer matéria na Câmara, o líder do PSDB, João Almeida (BA), avalia que a agenda legislativa do governo para este ano já está encerrada. Os deputados só retornarão ao Congresso depois das eleições. Ainda assim, não deverão votar nada de relevante. Preferem negociar com o governo que vai entrar, e não com o que sai.

Terror

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ficaram chocados com a notícia do atentado contra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, desembargador Luiz Antônio de Araújo Mendonça. O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, cobrou mais rigor dos órgãos competentes para garantir a segurança de autoridades públicas envolvidas no processo eleitoral.

Resposta

No dia seguinte ao programa eleitoral do tucano José Serra, focado na sua gestão como ministro da Saúde, o atual ocupante da pasta, José Gomes Temporão, anunciou a habilitação de mais 28 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), "ampliando o atendimento de urgência e emergência em todo o país". Das 430 anunciadas atéagora, 77 já funcionam, 36 estão sendo equipadas e outras 88 se encontram em construção. O restante está em fase de licitação ou de elaboração de projetos.

Tráfico

O Ministério da Justiça começa a monitorar, a partir de hoje, a saída de mulheres entre 18 e 25 anos do Brasil para Espanha, Portugal e Suíça. A ação visa combater o tráfico internacional de mulheres de baixa renda por redes de prostituição. Por ano, são vítimas dessas redes 60 mil brasileiras

Boneco

Está em criação nos laboratórios eleitorais tucanos um protótipo de boneco do presidenciável José Serra. Ele pode ser usado nas animações do Serrinha em programas eleitorais de televisão e internet. A ideia é ter um boneco nos moldes do feito em 2008 com Gilberto Kassab (DEM). Ainda não se sabe se a animação irá ao ar. O que se sabe é que a primeira versão do Serrinha foi descartada porque o boneco ficou muito parecido com Tancredo Neves. A segunda versão também não passou pelo crivo da equipe comandada pelo marqueteiro Luiz González.

Pipoca / Na noite da última terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atrasou o retorno de Petrolina (PE), onde cumpria agenda, só para assistir pela primeira vez ao programa eleitoral de Dilma Rousseff (PT). Lula foi até a casa do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra, e viu o programa ao lado do governador Eduardo Campos (PSB), candidato à reeleição em Pernambuco.

Pandora / O Ministério Público Federal não pretende esperar o fim do período eleitoral para apresentar resultados da investigação Caixa de Pandora. Segundo autoridades que acompanham de perto as investigações, as subprocuradoras responsáveis pelo inquérito aguardam mais informações e perícias da Polícia Federal para concluí-los.

Nenhum comentário: