sábado, 24 de julho de 2010

Outros números

Por Luiz Carlos Azedo

A pesquisa dataFolha divulgada hoje aponta empate técnico entre José Serra(PSDB) e Dilma Rousseff(PT na corrida presidencial, com ligeira vantagem para o tucano, que está com 37% contra 36% de Dilma. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.


È uma diferença muito grande em relação aos números do Vox Populi divulgados na sexta-feira à noite (veja post anterior). Como a pesquisa é maior -- quase 11 mil entrevistas contra 3 mil --, a margem de erro é bem menor. Na última pesquisa, de 30 de junho e 1º de julho, Serra havia registrado 39%, contra 37% de Dilma.

Ambos oscilaram negativamente, mas dentro da margem de erro. Marina Silva (PV) tinha 9% e agora foi a 10%. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) pontuou pela primeira vez nesta eleição, marcando 1%. Zé Maria (PSTU) também tem 1%.

Outros quatro candidatos de partidos pequenos que concorrem a presidente foram incluídos na pesquisa, mas não atingiram 1%. Numa simulação de segundo turno, o cenário repete o de maio, com Dilma numericamente à frente de Serra, mas dentro da margem de erro: a petista tem 46% contra 45% do tucano.

Nenhum comentário: