quinta-feira, 22 de julho de 2010

O programa de Dilma

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
luizazedo.df@dabr.com.br

Há muito disse me disse sobre o programa da candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, mas o que pesa mesmo na eleição, para o bem ou para o mal, é o que está sendo feito no governo Lula. E os projetos anunciados neste fim de segundo mandato. O resto é papelada.

O recado é de um integrante do estado-maior do presidente Lula, que considera pura perda de tempo aceitar uma polêmica com a oposição sobre o programa da candidata do PT registrado na Justiça Eleitoral. No caso, não vale o que está escrito. Vale o que a população pensa sobre o atual governo. É o que decidirá a eleição.

Resumo da ópera: o programa de Dilma é a continuidade do governo Lula, o que ela chama de “continuar a mudança”. Segundo os estrategistas de Dilma, isso é o que todo mundo entende, do grande empresário ao peão. O resto — controle social dos meios de comunicação, taxação das grandes fortunas e redução da jornada de trabalho de 40 horas — é especulação.

Polêmica

O presidente Lula está convencido de que há uma disputa política no Ministério Público Federal (MPF) quando o assunto é sua participação na campanha, vista como abuso de poder político e econômico a favor da eleição de Dilma Rousseff. E ainda acredita que setores do MPF ligados à oposição querem interditar sua participação no pleito porque torcem pela vitória do tucano José Serra.

Prioridade

A Prefeitura do Rio decidiu construir um cinema em Nova Brasília, uma das favelas que integram o Complexo do Alemão. Sem contar os equipamentos internos da sala e as desapropriações, a obra custará R$ 2,2 milhões

Interditada

Uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Rondônia está na mira do Ministério Público do Trabalho: a construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira. No último dia 14, os promotores recorreram ao Judiciário para obrigar as empresas responsáveis pelo projeto a adequar o canteiro de obras às condições básicas de saúde e de segurança. No dia seguinte, um acidente resultou na morte de um funcionário e três feridos. A Justiça determinou a suspensão da obra.

Alianças

Chamam a atenção os apoios femininos ao deputado ACM Neto (DEM) na Bahia. Ele é aliado da primeira-dama de Salvador, deputada Maria Luiza Carneiro (PSC), esposa do prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), que apoia a candidatura de Geddel Vieira Lima (PMDB), candidato ao governo. ACM Neto também conta com o apoio da vereadora e travesti Leo Kret (PR), que também apoia Geddel e Dilma.

Juros


O governo está confiante de que a alta dos juros, cuja taxa Selic foi elevada para 10,75% ontem, é uma medida necessária e temporária. Com a inflação controlada e o crescimento num patamar mais razoável, será possível ao Banco Central segurar os juros no índice máximo de 11%, ou até mesmo reduzi-lo. Quando? Em setembro, antes da eleição, é claro.

Forró

“É Lula apoiando Collor, é Collor apoiando Dilma pelos mais carentes/ É Lula apoiando Dilma, é Dilma apoiando Collor para o bem da nossa gente.” Em rimo de forró, a música de campanha do ex-presidente Fernando Collor de Mello, candidato ao governo de Alagoas, tira do sério o concorrente do PSB, Ronaldo Lessa, que só se lançou na disputa por causa de um apelo do presidente Lula.

Clubinho


Enquanto a Câmara não funciona durante o período eleitoral por conta da obstrução liderada pelo líder do PSDB, João Almeida (foto/D), da Bahia, que impede a realização de sessão sem o quorum mínimo de 51 deputados, no Senado a história é diferente. Para iniciar uma sessão, basta a presença de quatro senadores, contando com Mão Santa (foto/E), do PSC piauiense, no comando da sessão.

Mosquitos - Uma epidemia de dengue, com uma média de 300 pessoas por dia nas filas do pronto atendimento em Paulista e em Olinda, ameaça se alastrar pelo Grande Recife e causar um colapso no Hospital Miguel Arraes. Quem não contava com essa é o governador Eduardo Campos (PSB), candidato à reeleição.

Energético - O candidato tucano José Serra, famoso notívago, descobriu a maneira de se manter atento nos dias em que é obrigado a acordar muito cedo, embora continue varando madrugadas no Twitter. Discretamente, nos eventos de campanha, uma assessora lhe serve pequenas doses de Red Bull.

Arrocho - O governo está de olho nos cartões de crédito. Estuda medidas para aumentar o controle no setor e garantir os direitos dos consumidores. Avalia que as bandeiras estão encarecendo o crédito.

Logística - A Rodovia TO-118, que liga Goiás a Tocantins, a partir de Alto Paraíso (GO), está se desmanchando, ao contrário da GO-050, que vai da divisa a Palmas, em bom estado de conservação. Parece guerra fiscal.

Nenhum comentário: