quinta-feira, 15 de abril de 2010

A onça é braba

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


A cúpula do PMDB avalia que chegou a hora de a onça beber água. Isto é, de exigir do PT um tratamento mais cordato nos estados onde os dois partidos enfrentam dificuldades para consolidar a coalizão governista. Depois da indicação do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para a vaga de vice de Dilma, os caciques regionais do PMDB querem resolver seus problemas eleitorais. O momento seria oportuno porque a petista Dilma Rousseff deixou de ser a ministra toda-poderosa do governo Lula e revelou suas fraquezas como pré-candidata petista.

» » »

Ontem, sem a participação do presidente da legenda, Michel Temer — o algodão entre os cristais —, o presidente do PT, Eduardo Dutra, e outros dirigentes petistas se reuniram com os líderes do PMDB na Câmara e no Senado, Henrique Eduardo Alves (RN) e Renan Calheiros (AL), respectivamente, e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Os três foram porta-vozes do descontentamento.

» » »

Quem são os mais insatisfeitos com o PT? Um time da pesada: o presidente do Senado, José Sarney (AP), por causa do Maranhão; o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa, pré-candidato ao governo de Minas; o vice-presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO); os deputados Jader Barbalho (PA) e Eunício Oliveira (CE); e o ex-governador de Santa Catarina Luiz Henrique da Silveira.

Perdido

O líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), promoveu reunião da bancada com o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. O cardápio do almoço foi a sucessão. Jefferson pretende apoiar o tucano José Serra, mas uma parte da bancada prefere a petista Dilma Rousseff. No epicentro da divergência está a reeleição do senador Romeu Tuma (SP), que ficou de fora das chapas de Geraldo Alckmin (PSDB) e de Aloizio Mercadante (PT).

Justiça

A Federal Administration Aviation (FAA) — correspondente norte-americana à Agência Nacional de Aviação Civil brasileira (Anac) — pediu ontem ao presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, deputado Milton Monti (PR-SP), uma semana para se manifestar sobre os laudos técnicos e os relatórios entregues pela comissão ao órgão em Washington. Os deputados querem uma punição aos pilotos do jato Legacy que se chocou com o voo 1907 da Gol, em 2006, matando 154 pessoas. “O prazo curto demonstra boa vontade da agência com o caso”, anima-se o deputado.

Gira

A deputada estadual Maria Luiza, do PSC baiano, mulher do prefeito de Salvador, João Henrique, rodou a baiana. Desistiu da candidatura a deputada federal por causa da aliança do ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima com o PR, do senador César Borges. Segundo ela, João Henrique só se submete às exigências de Geddel por causa da administração da cidade. O governador Jaques Wagner (PT), surpreendido pela decisão do PR e pelo barraco doméstico, comemorou.

Batalha

O apoio à reeleição do governador José Maranhão, do PMDB, rachou o PT na Paraíba. A ala petista que deseja ver o partido apoiando Ricardo Coutinho (PSB) não se deu por vencida: planeja levar a questão à direção nacional da legenda. Os pró-Maranhão conseguiram 60% dos votos dos filiados para embarcar na campanha do peemedebista.

Caracu

Sem abrir mão da vaga ao Senado para o ex-ministro José Pimentel, o PT no Ceará articula uma saída para preservar a aliança com o PSB no estado. O plano inclui ceder a vaga de vice a Eunício Oliveira na chapa à reeleição do governador Cid Gomes (PSB). Só falta combinar com o peemedebista, que é candidato ao Senado.


W.O.

A aliança entre PT e PCdoB no Acre criou um vácuo nas disputas majoritárias no estado. Com a chapa encabeçada pelo senador Tião Viana (PT), o ex-governador Jorge Viana (PT) e o comunista Edvaldo Magalhães ao Senado, a oposição concentra esforços para aumentar sua bancada na Câmara. “Colocaram um time reserva para disputar os cargos majoritários”, desdenha a deputada Perpétua Almeida (PCdoB).

Transfusão

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) diminuiu o limite mínimo da Transferência Eletrônica Disponível (TED). Em vez de R$ 5 mil, as transferências em tempo real entre contas de bancos diferentes poderão ser feitas a partir de R$ 3 mil. Espera-se com a mudança um aumento no volume dessas operações, que passariam das atuais 279 mil transações por dia para 335 mil

Mão de vaca

No que depender da equipe econômica, os aposentados que ganham acima de um salário mínimo só receberão 6,14% de reajuste. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem na Câmara que se o Congresso aprovar aumento superior a esse índice, o Tesouro vai sugerir que o presidente Lula vete a proposta.

Federal - O deputado João Maia (PR-RN) desistiu da candidatura majoritária e pretende concorrer à reeleição na chapa do candidato do PSB, Iberê Ferreira de Souza, apoiado pela ex-governadora Wilma de Faria (PSB).

Senador - Gerson Camata (PMDB-ES), com a permanência do governador capixaba Paulo Hartung no cargo, está sendo pressionado a disputar mais um mandato de senador na chapa do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB). Reluta por causa da mulher, Rita Camata (PSDB), candidata ao Senado na chapa do tucano Luiz Paulo Velozzo Lucas.

Nenhum comentário: