quinta-feira, 1 de abril de 2010

A nova ministra

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), como era de se esperar, emplacou sua secretária executiva, Erenice Guerra, no cargo que ocupava, mas a pasta foi esvaziada. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem, durante a troca de guarda ministerial, deixou claro para todos os ministros que a nova dama de ferro da Esplanada se chama Miriam Belchior, sua assessora especial, que comandará a execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o principal projeto da pasta.

» » »

Erenice perde poder também para o chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, espécie de eminência parda na cozinha do governo. E para o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, principalmente no plano do relacionamento político com os colegas. A nova ministra andou trombando com auxiliares do presidente Lula que julgava concorrentes ao cargo que ocupa. Sem Dilma por perto, seu poder será menor do que era, apesar da caneta cheia de tinta.

» » »

Trocando em miúdos: o presidente Lula criou grande expectativa de poder em torno de Dilma-candidata, mas adotou medidas para manter o poder centralizado em suas próprias mãos e apartou do governo a estrutura de campanha da petista.

Uai

“E aí, Meirelles, decidiu?”, perguntou o então ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias (PT-MG), ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (PMDB-GO), sobre sua desincompatibilização. “E você, já?”, devolveu Meirelles. “Estou indo conversar com o presidente”, disse o mineiro. “Eu também", retrucou o peemebebista, que acabou não se encontrando com Lula. Meirelles queria ser vice de Dilma, mas Lula descartou essa hipótese. Até agora, não sabe se sai ou se fica.

Contrariado

Outro recado dado na solenidade de transferência de cargos de ontem foi o apoio inequívoco do presidente Lula à candidatura à reeleição do governador da Bahia, Jaques Wagner (foto), do PT, seu velho amigo. Entre os elogios de praxe ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (foto), do PMDB, que voltou à Câmara, Lula disse que o deputado lhe fez oposição durante quatro anos, entrou no ministério no segundo mandato a pedido de Wagner e que, se dependesse dele, Lula, Geddel não seria candidato a governador da Bahia, permaneceria no ministério até o fim de seu mandato.

Extinção

A população de fumantes no Brasil caiu pela metade em 20 anos. A constatação foi feita pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, divulgada ontem pelo Ministério da Saúde. Em 1989, o número de fumantes chegava a 33%, contra os atuais 17,2%. Este ano, no Brasil, o tabagismo deve provocar a morte de
27 mil pessoas

Chororô

A temporada de despedidas no Senado foi aberta ontem com a saída do senador Sadi Cassol (PT-TO), que devolve o cargo para o titular, Leomar Quintanilha (PMDB-TO). Além de discurso, a despedida teve direito até a choro. Apontado pelo colega Mão Santa (PSC-PI) como sendo do “PT do bem”, Cassol encerrou o discurso com a voz embargada. Outro que se despediu foi o senador petista João Pedro (AM), suplente do senador Alfredo Nascimento.

A jato

Na terça-feira à noite, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, pegou um jatinho da Força Aérea Brasileira e se mandou para Teresina (PI) para convencer o governador Wellington Dias (PT) a se candidatar ao Senado, a pedido do presidente Lula. Jatinho oficial não pode ser usado para fins eleitorais.

Bigode

Muito notada, a ausência do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), na solenidade de troca de ministros, não foi pirraça por causa dos desafetos petistas do Maranhão. Sarney foi operado na noite de terça, em São Paulo, de um pequeno tumor no lábio superior.

Cadeias/ A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) apresentou dois requerimentos nas comissões de Assuntos Sociais e na de Educação, Cultura e Esportes do Senado para discutir a relação cadeia-escola. Rosalba ficou impressionada com as estatísticas do Ministério da Justiça. De 2005 a 2009, houve aumento de 99,24% no número de presidiários. Desses, 68,19% são analfabetos, o que representa quase dois terços dos encarcerados.

Prensa/ A cúpula do PT prepara uma “discussão ideológica” com a seção maranhense da legenda. Quer reverter a decisão de apoiar o candidato do PCdoB a governador do estado, deputado Flávio Dino, sem fazer a intervenção. Para o presidente Lula, é incompreensível o PT não apoiar a reeleição de Roseana Sarney (PMDB).

Controle/ A criação de conselho para fiscalizar os Tribunais de Contas de todo o país será tema de audiência pública no Senado. A decisão foi tomada ontem, com a aprovação de requerimento do senador Romeu Tuma (PTB-SP) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Dos 34 Tribunais de Contas do Brasil, 14 possuem processos em andamento envolvendo seus conselheiros.

Azebundsman/ Chama-se Maynard Marques de Santa Rosa, e não Santa Cruz, o general quatro estrelas citado na nota intitulada Pijama, ontem, que noticia sua passagem para a reserva.

Nenhum comentário: