domingo, 11 de abril de 2010

No palanque de Dilma

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou o fato de o vice-presidente José Alencar (PRB) permanecer no cargo e não ser candidato ao Senado por Minas Gerais. Com isso, poderá se licenciar da Presidência e entrar de cabeça na campanha da petista Dilma Rousseff sem gerar grandes polêmicas. Se Alencar saísse do cargo para ser candidato, a presidência seria exercida interinamente pelo senador José Sarney, que neste domingo já voltaria a ocupar a cadeira que foi sua, em razão da viagem de Lula a Washington.

» » »

A capacidade de Dilma Rousseff fazer campanha eleitoral sem a companhia de Lula foi posta à prova na primeira semana da ex-ministra fora da Casa Civil. Em viagem a Minas, gerou controvérsias porque desagradou ao candidato a governador do PMDB, Hélio Costa, ao propor a chapa “Dilmasia”, uma aliança pirata com o governador tucano Antonio Anastasia, candidato à reeleição. A petista também foi criticada por posar sorrindo ao lado do túmulo do presidente Tancredo Neves, que nunca teve apoio do PT. Seu comentário de que o senador Osmar Dias (PDT) era “tchutchuca” com Lula e “tigrão” com o PT, no Paraná, também foi considerado um desastre. O pedetista considerou uma ofensa à sua masculinidade.

» » »

A oposição comemora as supostas mancadas de Dilma. Com ironia, serristas falam em adotar a tática “siga a Dilma”. Ou seja, deixar a candidata chegar primeiro aos estados para depois faturar os desgastes de eventuais trombadas com aliados difíceis.


Radioativo//

Lixo nuclear da antiga Nuclemon, aproximadamente mil toneladas de resíduos radioativos dormem na esquina da Avenida Interlagos com a Avenida Miguel Yunes, em São Paulo. Ao lado, está sendo construída a nova igreja do padre Marcelo Rossi.

Tudo certo

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, minimiza os comentários de Dilma sobre Hélio Costa e Osmar Dias. “A oposição está incomodada com o fato de o governador Antonio Anastasia ter considerado o comentário de Dilma um elogio ao governo de Minas. No dia seguinte, em Brasília, o tucano posou para fotografia ao lado do presidente Lula”, dispara.

Lentidão

Menina dos olhos do presidente Lula, o projeto que prevê a implantação da internet de banda larga nas escolas encontra resistência na Câmara. A oposição acusa o governo de ter dificultado o debate sobre o assunto para mudar as regras previstas para o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). “Querem mudar o modus operandi, ignorando o que já prevê o Fust”, aponta o deputado Julio Semeghini (PSDB-SP).

Minado

Amanhã, Dilma desembarcaria no Ceará, um terreno minado por causa da candidatura do deputado Ciro Gomes a presidente da República pelo PSB. A viagem foi cancelada de última hora. O encontro com o governador Cid Gomes (PSB-CE), que apoia a candidatura do irmão à Presidência, seria inoportuno. A maratona na terra dos Gomes incluia ainda visita à estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, cidade conflagrada por causa de denúncias contra o prefeito Manoel Santana, do PT.

Parado

Especialistas ambientais do Ibama, Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes esperam adesão maciça à greve da categoria a partir de amanhã. Apenas Roraima e Alagoas ficarão de fora, por enquanto. Os servidores querem reestruturação da carreira e aumento salarial. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Servidores do Ibama, Jonas Corrêa, a carreira anda tão pouco atraente que um especialista em licença ambiental passa no cargo, em média, oito meses.

Desigualdade

O DEM apresentou projeto de lei, batizado de Justiça Fiscal, para isentar de impostos quem ganha até três salários mínimos. Segundo o autor da proposta, Paulo Bornhausen (DEM-SC), quem ganha até R$ 1.020 paga 53,9% de imposto, contra os 29% que incidem sobre os rendimentos de quem recebe mais de 30 salários mínimos. O projeto beneficiará 40 milhões de contribuintes.

Susto/ Vice-líder do PT na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) diz que é boato espalhado pelos tucanos a suposta intenção do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) de apoiar a senadora Marina Silva (PV-AC) na corrida ao Planalto.

Fila/ Dificilmente o PT abrirá mão de uma vaga ao Senado na chapa do petista Agnelo Queiroz, apesar das críticas dos aliados. Se o deputado Geraldo Magela (PT) concorrer à reeleição, reivindicam a vaga os deputados distritais Chico Leite e Paulo Tadeu.

Cineminha/ Com entrada franca, o Teatro dos Bancários apresentará amanhã o filme Lula, o filho do Brasil. Os convites estarão disponíveis na bilheteria do teatro, a partir das 12h.

Um comentário:

SOS DIREITOS HUMANOS disse...

DENÚNCIA: SÍTIO CALDEIRÃO, O ARAGUAIA DO CEARÁ – UMA HISTÓRIA QUE NINGUÉM CONHECE PORQUE JAMAIS FOI CONTADA...



"As Vítimas do Massacre do Sítio Caldeirão
têm direito inalienável à Verdade, Memória,
História e Justiça!" Otoniel Ajala Dourado



O MASSACRE APAGADO DOS LIVROS DE HISTÓRIA


No município de CRATO, interior do CEARÁ, BRASIL, houve um crime idêntico ao do “Araguaia”, foi o MASSACRE praticado pelo Exército e Polícia Militar do Ceará em 10.05.1937, contra a comunidade de camponeses católicos do SÍTIO DA SANTA CRUZ DO DESERTO ou SÍTIO CALDEIRÃO, cujo líder religioso era o beato "JOSÉ LOURENÇO GOMES DA SILVA", paraibano de Pilões de Dentro, seguidor do padre CÍCERO ROMÃO BATISTA, encarados como “socialistas periculosos”.



O CRIME DE LESA HUMANIDADE


O crime iniciou-se com um bombardeio aéreo, e depois, no solo, os militares usando armas diversas, como metralhadoras, fuzis, revólveres, pistolas, facas e facões, assassinaram na “MATA CAVALOS”, SERRA DO CRUZEIRO, mulheres, crianças, adolescentes, idosos, doentes e todo o ser vivo que estivesse ao alcance de suas armas, agindo como juízes e algozes. Meses após, JOSÉ GERALDO DA CRUZ, ex-prefeito de Juazeiro do Norte/CE, encontrou num local da Chapada do Araripe, 16 crânios de crianças.


A AÇÃO CIVIL PÚBLICA AJUIZADA PELA SOS DIREITOS HUMANOS


Como o crime praticado pelo Exército e pela Polícia Militar do Ceará é de LESA HUMANIDADE / GENOCÍDIO é considerado IMPRESCRITÍVEL pela legislação brasileira e Acordos e Convenções internacionais, por isto a SOS DIREITOS HUMANOS, ONG com sede em Fortaleza - CE, ajuizou em 2008 uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra a União Federal e o Estado do Ceará, requerendo: a) que seja informada a localização da COVA COLETIVA, b) a exumação dos restos mortais, sua identificação através de DNA e enterro digno para as vítimas, c) liberação dos documentos sobre a chacina e sua inclusão na história oficial brasileira, d) indenização aos descendentes das vítimas e sobreviventes no valor de R$500 mil reais, e) outros pedidos



A EXTINÇÃO SEM JULGAMENTO DE MÉRITO DA AÇÃO


A Ação Civil Pública foi distribuída para o Juiz substituto da 1ª Vara Federal em Fortaleza/CE e depois, para a 16ª Vara Federal em Juazeiro do Norte/CE, e lá em 16.09.2009, extinta sem julgamento do mérito, a pedido do MPF.



AS RAZÕES DO RECURSO DA SOS DIREITOS HUMANOS PERANTE O TRF5


A SOS DIREITOS HUMANOS apelou para o Tribunal Regional da 5ª Região em Recife/PE, argumentando que: a) não há prescrição porque o massacre do SÍTIO CALDEIRÃO é um crime de LESA HUMANIDADE, b) os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO não desapareceram da Chapada do Araripe a exemplo da família do CZAR ROMANOV, que foi morta no ano de 1918 e a ossada encontrada nos anos de 1991 e 2007;



A SOS DIREITOS HUMANOS DENUNCIA O BRASIL PERANTE A OEA


A SOS DIREITOS HUMANOS, igualmente aos familiares das vítimas da GUERRILHA DO ARAGUAIA, denunciou no ano de 2009, o governo brasileiro na Organização dos Estados Americanos – OEA, pelo DESAPARECIMENTO FORÇADO de 1000 pessoas do SÍTIO CALDEIRÃO.


QUEM PODE ENCONTRAR A COVA COLETIVA


A “URCA” e a “UFC” com seu RADAR DE PENETRAÇÃO NO SOLO (GPR) podem localizar a cova coletiva, e por que não a procuram? Serão os fósseis de peixes do "GEOPARK ARARIPE" mais importantes que os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO?



A COMISSÃO DA VERDADE


A SOS DIREITOS HUMANOS busca apoio técnico para encontrar a COVA COLETIVA, e que o internauta divulgue a notícia em seu blog/site, bem como a envie para seus representantes no Legislativo, solicitando um pronunciamento exigindo do Governo Federal a localização da COVA COLETIVA das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO.


Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Editor-Chefe da Revista SOS DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br