domingo, 18 de abril de 2010

Caveira de burro

Por Luiz Carlos Azedo
luizazedo.df@dabr.com.br


Desde a eleição de 1989, quando o ex-governador Leonel Brizola apoiou a candidatura de Lula contra Collor de Mello, o Rio de Janeiro tem simpatia pelo “sapo barbudo”. Não foi à toa que o governador Sérgio Cabral (PMDB) engoliu cobras e lagartos para manter sua aliança com o PT. A ponto de andar de braços dados com o ex-prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Faria, seu ex-desafeto, e se agastar com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Jorge Picciani (PMDB), velho aliado de Cabral que vive às turras com o petista e também é candidato ao Senado.

» » »

Já a oposição precisa desenterrar uma caveira de burro. Não consegue erguer o seu palanque no Rio de Janeiro. O candidato do PV, Fernando Gabeira, que fez bonito na disputa pela Prefeitura carioca, dá sinais evidentes de que está com um pé fora da disputa. Criou caso com César Maia (DEM), por causa do índice de rejeição do ex-prefeito, mas isso pode ser apenas um pretexto para não correr o risco de ficar sem mandato. Gabeira sabe que é complicado para o PSDB e o PPS excluírem Maia da coalizão.

» » »

Refém de Gabeira, os caciques da oposição estudam alternativas caso fiquem sem o candidato a governador. Mas não conseguem encontrar alguém para enfrentar o governador Sérgio Cabral (PMDB) e o ex-governador Anthony Garotinho(PR). A ex-juíza Denise Frossard (PPS), amiga dos Maia, não quer nem ouvir falar do assunto.

Aviação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realiza hoje as provas do processo seletivo para a bolsa de estudos do Projeto de Formação de Jovens Pilotos Civis. São 405 candidatos para 213 bolsas. Há 24 mulheres

Mosaico

Comprovando a máxima de que o PMDB é um partido consciente da Federação, não da União, a legenda segue rachada pelo país. A coligação com o PT só está definida em Sergipe, Alagoas, Rio, Espírito Santo, Rondônia, Mato Grosso, Paraíba e Rio Grande do Norte. No Ceará e na Bahia, ainda há ruídos. No Piauí, no Maranhão e no Pará, a situação segue confusa. “Minas é uma incógnita”, avalia o deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE). Em São Paulo, pode ter acordo, mas no Acre e no Mato Grosso do Sul, o PT deve ficar sem o apoio dos peemedebistas.

Encrenca

O presidente de honra da Fifa, João Havelange, é um dos convidados para falar amanhã, na Comissão de Infraestrutura do Senado, sobre demandas das cidades que sediarão a Rio+20, em 2012, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Avalia que o Morumbi dificilmente estará preparado para sediar a abertura da Copa. O ministro do Turismo, Luiz Barreto, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Nuzman, estarão presentes.

Fortuna

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), deputado Armando Monteiro, do PTB, anda rindo à toa. Candidato ao Senado na chapa do governador Eduardo Campos (PSB), avalia que terá o segundo voto dos governistas e da oposição. De tradicional família de usineiros, acha que terá o voto das elites e da esquerda de Pernambuco.

Paisagem

A governadora Roseana Sarney, do PMDB-MA, candidata à reeleição, finge que não foi com ela a decisão do PT maranhense de apoiar a candidatura ao Palácio dos Leões do deputado Flávio Dino, do PCdoB, e tem aproveitado suas aparições na televisão para colar sua imagem à do presidente Lula. Diz que, com o governo do presidente, vai abrir cursos de qualificação profissional para atender a refinaria da Petrobras no estado e dar empregos aos habitantes, e não a forasteiros.

Estelionato

O Ministério da Justiça está em alerta por causa dos dossiês contra políticos. Titular da pasta, Luiz Paulo Barreto quer evitar que a Polícia Federal seja usada nesses episódios. Só serão apuradas as denúncias comprovadas. Para ele, a PF não pode perder tempo com documentos apócrifos.


Desfalque - O PT gostou do nome do ex-prefeito de São José do Rio Preto Manoel Antunes (PDT-SP) para compor a chapa do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) ao governo de São Paulo. Entraria na vaga de vice com a desistência do prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PDT-SP). Bom para o PT, ruim para o PDT, que dava como certa a eleição do ex-prefeito para reforçar a bancada do partido na Câmara Federal.

Assédio - Engana-se quem pensa que o calo da Petrobras é alguma multinacional. Dono da petroleira OGX, do grupo EBX, o empresário brasileiro Eike Batista tem feito um estrago nos quadros da estatal. É lá que o empresário encontra pessoal para suas empresas. “Ele é um empreendedor ousado. A Petrobras terá que se preparar para segurar seus quadros”, avalia o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ).

Maníaco - Integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara querem aprofundar as investigações sobre os crimes cometidos em Luziânia — onde seis rapazes de 13 a 19 anos foram assassinados pelo maníaco Ademar de Jesus Silva. Não estão convencidos de que o assassino tenha agido sozinho. “Por que essa pressa em afirmar que não havia cúmplices?”, indaga o deputado Luiz Couto (PT-PB).

Nenhum comentário: