terça-feira, 20 de abril de 2010

A cartada de Serra

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


Mais do que uma crítica ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, grande patrono da reeleição no Brasil, as declarações contrárias à reeleição do ex-governador de São Paulo José Serra, pré-candidato tucano a presidente da República, ontem, em Minas, foram a cartada mais alta que poderia jogar na armação de sua campanha eleitoral. Era o ás de ouro que tinha nas mãos e resolveu pô-lo na mesa logo no começo do jogo.

###

“Acho que reeleição não é coisa boa. Deveria ter cinco anos de mandato. Você chega e governa fazendo aquilo que tem de ser feito, não apenas de olho na reeleição”, disparou. Serra citou Juscelino Kubitschek, construtor de Brasília, cujo slogan era “50 anos em cinco”. E anunciou que pretende enviar a proposta ao Congresso. “Precisa ver se o Congresso concorda. Se não concordar, paciência. Mas vou defender”, disse.

###

A cartada de Serra mira o ex-governador de Minas Aécio Neves, em mais uma tentativa velada de atraí-lo para a vice. Mas é também um recado para o presidente Lula, reiterando a velha proposta de acordo que havia lhe feito no primeiro mandato para acabar com a reeleição. Para bom entendedor, seria um convite à cristianização da candidata petista Dilma Rousseff (PT).

Pauleira

As críticas de Serra ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Minas — “é uma lista de obras, vamos ser realistas. A maior parte não foi feita. As obras, a gente tem que definir, tocar e fazer acontecer” — foram rebatidas com veemência pela ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, que chamou Serra de “biruta de aeroporto” porque ora elogia, ora critica o governo Lula. Esse tipo de bate-boca é tudo o que a petista quer no debate eleitoral.


Aposentados

O relator do Orçamento Geral da União de 2011, senador Gim Argello (PTB-DF), incluirá o aumento dos aposentados no Orçamento da União de 2011. “Votei a favor, sim. Então, serei um defensor dos aposentados no Orçamento de 2011. O foco vai ser este: faremos obras, mas a prioridade será para um orçamento voltado para os mais humildes.”

Na semana passada, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou, em caráter terminativo, projeto de lei que isenta de contribuição previdenciária os aposentados pelo INSS que continuam a trabalhar. A proposta elevaria o deficit da Previdência em mais de R$ 14 bilhões por ano, segundo estima o governo, que pretende derrubá-la na Câmara.

Cara-pálida

De passagem por Brasília, o ator global Carlos Vereza (foto) fez da política sua arte e soltou a voz contra a construção da hidrelétrica Belo Monte, que alagará terras indígenas no Pará. Convidado por índios que acampam em frente ao Congresso a se juntar a eles em protesto, passou o cachimbo e voou para o Rio: “Preciso gravar a novela”, desculpou-se. O leilão para a construção da usina, previsto para hoje, foi sustado ontem por liminar.

Saque

A inauguração de um shopping em São Luís, com a presença de galãs como Cauã Reymond e Mateus Solano, atraiu tanta gente que a confusão foi inevitável. Os atores nem mesmo compareceram, após saberem que o shopping, que chegou a receber 100 mil pessoas, teve celulares de vitrines das lojas e até cadeiras da praça de alimentação carregados por visitantes.

Imunes

Dobrou o número de pessoas vacinadas contra a gripe pandêmica no país: já são 28,3 milhões de imunizados

Incomunicável

Incluída no rol de suspeitos do assassinato dos pais, o casal José Guilherme e Maria Villela, e da governanta deles, ocorrido há quase oito meses na Asa Sul, Adriana Villela prestou depoimento durante cinco horas à Polícia Civil de Brasília sem ter acesso a um advogado. O depoimento, que teve início por volta das 9h, só foi acompanhado por um advogado amigo da família a partir das 14h de domingo.

Tira-teima

Em meio ao tiroteio entre os institutos de pesquisa Datafolha e Sensus — que respectivamente apontam uma diferença de 10 pontos e um empate técnico entre o ex-governador José Serra (PSDB) e a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas de intenção da voto para presidente da República —, o Ibope tem no forno mais uma pesquisa eleitoral. Pode ser divulgada a partir de hoje.

Flerte/O PMDB em Rondônia sondou o ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon (PHS) para a vaga de vice em sua chapa. O ex-prefeito ainda não deu a resposta, mas ninguém aposta um real que ela será negativa, diante do cenário favorável. Mesmo liderando as pesquisas, o ex-senador cassado Expedito Júnior (PSDB) encontra dificuldades para formar alianças.

Lua preta/ Do presidente do PSDB de São Paulo, Mendes Thame, para quem nos próximos meses a candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, será obrigada a reeditar uma Carta aos Brasileiros, como fez o PT em 2002. “Além de explicar aos empresários que não representa o Estado máximo, ela terá que afastar a pecha de armar palanque contra a privatizações”, argumenta.

Fechou/ O líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), promove hoje um grande encontro de lideranças petebistas em Goiânia para reforçar o apoio à candidatura do senador tucano Marconi Perillo (foto) ao governo de Goiás. Prefeitos, vice-prefeitos, deputados federais e estaduais e candidatos pela legenda vão apoiar o ex-governador. O maior problema de Perillo é o DEM, pois o deputado Ronaldo Caiado e o senador Demostenes Torres costuram uma aliança com o PMDB.

Nenhum comentário: