quinta-feira, 4 de março de 2010

Ninguém tasca

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), está convencido de que a vaga de vice da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), está no papo. O dispositivo que montou na cúpula do PMDB ao ser reconduzido ao cargo de presidente da legenda seria robusto o suficiente para barrar qualquer outra possibilidade, além de garantir uma situação confortável para outros caciques peemedebistas que estão em queda de braço com o PT nos seus estados. Caso dos ministros das Comunicações, Hélio Costa, candidato ao governo de Minas, e da Integração Nacional, Geddel Vieira de Lima, que pretende concorrer ao governo da Bahia. E dos deputados Jader Barbalho, candidato ao governo do Pará, e Eunício de Oliveira, que pleiteia uma vaga no Senado pelo Ceará.

» » »

Temer teria ainda a solidariedade do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que não quer marola no Maranhão, estado sob comando de sua filha Roseana Sarney, e já não enfrenta a mesma oposição do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, mais preocupado com a própria reeleição em Alagoas. Sente-se tão forte que se deu ao luxo de esperar um apelo formal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aceitar o convite de participar da recente convenção do PT, na qual Dilma foi ungida candidata da legenda.

» » »

Quanto à ala dissidente do PMDB, favorável à candidatura própria, estaria derrotada por antecipação. Em conversa sem intermediários, Temer fulminou as pretensões do governador do Paraná, Roberto Requião, de ser candidato a presidente da República pelo PMDB. Disse-lhe que a coligação com o PT está fechada e que o partido não terá candidato próprio, pois indicará o vice de Dilma, ele próprio, Temer.

Empacou

Do governador de Minas, Aécio Neves, ontem, ao rechaçar a proposta de ser vice de José Serra na disputa pela Presidência da República, durante entrevista no saguão do Senado: “Vou repetir Tancredo — não adianta empurrar, empurrado eu não vou”.

Fumaça

O governador José Serra (PSDB) resolveu emitir sinais de que é candidato e não abre. Mandou o seu vice, Alberto Goldman, descansar 10 dias e se preparar para assumir o governo. Indicou o chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, para coordenar sua campanha. E escalou o presidente do Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal), Felipe Soutello, para ser o elo com o marqueteiro Luís Gonzales.

Criador e criatura

Os ex-presidentes Itamar Franco (foto) e Fernando Henrique Cardoso (foto), ao lado do governador de São Paulo, José Serra, serão as grandes estrelas, hoje, na inauguração da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em que serão homenageados os presidentes Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves. A nova sede do governo de Minas é o ponto alto da gestão de Aécio Neves.

Intervenção

O senador Adelmir Santana entregou o manifesto dos empresários de Brasília contra a intervenção no Distrito Federal aos presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e do Senado Federal, José Sarney. Todos deixaram claro que a intervenção não é o melhor caminho para o DF. À noite, relatou as conversas ao governador em exercício, Wilson Lima.

Cegueira

Temendo uma guerra fratricida, a nova aliança de esquerda no DF já trabalha com um cenário sem nomes do PT. Pelos cálculos do presidente do PCdoB do DF, Arnaldo Madeira, seu partido e o PDT, o PSB, o PRV, o PPS, o PV e o PMDB têm força para montar uma chapa contra o ex-governador Joaquim Roriz (PSC-DF), tido como uma ameaça que estaria sendo ignorada pelos petistas, que se digladiam por cargos majoritários.

Poupança

O governo desistiu de mexer nas cadernetas de poupança, mas está de olho no perfil dos poupadores: em 2009, atraiu 4.980 investidores com aplicações superiores a R$ 1 milhão

Fisco/ Representantes da Receita Federal do México desembarcaram ontem em Brasília para visitar a fábrica da AmBev no Distrito Federal, que implementou um sistema antissonegação em 100% das suas linhas, uma referência internacional. Foram acompanhados por representantes da Receita Federal e diretores da Casa da Moeda do Brasil. Na segunda-feira, é a vez de uma equipe do Marrocos conhecer o dispositivo, que fornece ao Leão informações sobre produção das empresas, tipo de embalagem, natureza do produto e volume.

Carreiras/Policiais civis de Brasília e policiais federais deram mais um passo, ontem, no sentido de implantar o Plano de Reestruturação das Carreiras e o reajuste de 22%, a ser pago ao longo de dois anos, para ambas as categorias. Reunidos com o secretário executivo do Ministério do Planejamento, João Bernardo, ficou decidida a criação de uma comissão, coordenada pelo secretário de Gestão do ministério, Tiago Falcão, para estabelecer de que forma as reivindicações serão atendidas, segundo o deputado Geraldo Magela (PT-DF), que vem intermediando as negociações.

Eleito/ O delegado Reinaldo de Almeida César foi aclamado ontem presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). Ligado ao ex-diretor do Departamento de Inteligência da PF Renato Porciúncula, Reinaldo assume a associação com a missão de ajudar a recompor os salários da categoria.

Nenhum comentário: