sábado, 13 de março de 2010

Brigas de foice

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


Apesar de estar em desacordo com a disputa entre o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz e o deputado federal Geraldo Magela pela vaga de candidato a governador do PT no Distrito Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pretende tomar partido no litígio. É um problema que terá que ser resolvido pela cúpula da legenda, forçando um acordo entre os dois, ou nas prévias previstas nos estatutos. A aparente neutralidade, entretanto, não significa que esteja de acordo com a troca de acusações e os golpes baixos entre os dois. No Palácio do Planalto, a avaliação é de que a disputa de Brasília não pode extrapolar para a baixaria e prejudicar o desempenho do PT nas eleições.

» » »

O mesmo critério vale para outros embates internos no PT. Um deles é a disputa entre o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, e a ex-governadora Benedita da Silva, que disputam a vaga de candidato ao Senado no Rio de Janeiro. O ex-presidente da UNE chegou depois, mas quer o lugar da janela e parece ter mais apoio da militância. Outro embate ocorre em Pernambuco, onde o ex-prefeito do Recife João Paulo atropelou o ex-ministro da Saúde Humberto Costa. Quem corre por fora é o deputado Maurício Rands, ex-líder do PT, que se apresenta como tertius.

Empenhado na consolidação da coligação com o PMDB, Lula mantém distância regulamentar desses embates porque avalia que são problemas para os quais o PT tem mecanismos adequados para resolver. Sua maior preocupação é com a disputa em Minas, onde o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel se digladiavam por uma candidatura a governador do estado cada vez mais remota. Tudo caminha para um acordo com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, candidato pelo PMDB. A pedra no caminho de Patrus e Pimentel, hoje, seria muito mais o vice-presidente José Alencar.


Jogatina//

Polêmico, o projeto de lei que libera os bingos e máquinas caça-níqueis no país — aprovado em setembro por 40 votos contra sete na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara — pode escancarar a jogatina: emenda do deputado Sílvio Costa (PTB-PE) inclui no texto a reabertura dos cassinos.

A cura

“Estou curado”, garante o vice-presidente José Alencar (foto). Campeão de cirurgias, Alencar está confiante de que se livrou do câncer nos intestinos, depois de várias cirurgias, graças ao novo tratamento que vem sendo realizado no Hospital Sírio-Libanês. Tanto que deve anunciar a boa nova no programa de tevê que o seu partido, o PRB, deve levar ao ar na próxima semana. A não ser que seja convencido pelos médicos do contrário, Alencar acredita num milagre.

Ungido

A cúpula do PSB se reúne hoje, no Rio, durante seminário internacional sobre experiências de governos de esquerda, com a presença maciça dos partidos socialistas da América Latina. No encontro, deve ser debatido o lançamento da candidatura do deputado federal Rodrigo Rollemberg (DF) ao governo do Distrito Federal. Presidente do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, defende o candidato próprio no Distrito Federal, quando nada por causa da racha petista.

Ritmos

Sergipano, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto (foto), não quer saber de baianitude no seu tribunal. Durante o julgamento de um recurso pedindo a reabertura de prazo processual de uma ação com origem na Justiça da Bahia, o ministro justificou sua recusa: “Tenho receio de abrir os flancos e criar uma espécie de rebolation processual”, disse, arrancando risadas do plenário.

Soçaite


A ministra Dilma Rousseff estreia hoje, em grande estilo, no soçaite paulistano. Vai ao grande prêmio do Jockey Club de São Paulo, que comemora 135 anos, tradicional evento da cidade. Será homenageada pelo Dia das Mulheres, ao lado da ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal, e da ex-prefeita Marta Suplicy.

Prêmio

Para quem aposta em corridas de cavalo, o prêmio acumulado no Betting 5 é de R$ 390 mil

Pressão/ Atento à cisão que se aprofunda no PT, o PCdoB lançou ontem a pré-candidatura do advogado Messias de Souza ao Buriti, em ato com a presença do senador Cristovam Buarque, representando o PDT; de Roberto Policarpo, presidente regional do PT; e de outros quatro partidos de esquerda que entoaram em uníssono o discurso da unidade em prol de Brasília. Os comunistas sabem as reais chances de vitória, mas não querem ficar à mercê da reação em cadeia que pode resultar da “fricção” petista.

Tesoura/ Na esteira das propostas de emendas constitucionais (PECs) que incham a Carta e transformam a Câmara num templo do lobby, o deputado Sérgio Carneiro (PT-BA) propôs mais uma PEC, desta vez para enxugar a Constituição. O petista quer suprimir 97 artigos das disposições transitórias. Das 64 emendas à Constituição existentes, 19 dizem respeito às disposições transitórias, muitas já caducas. É o caso do artigo 2º, que trata da convocação de plebiscito, em 1993, para escolher entre os sistemas de governo. Os brasileiros optaram pelo presidencialismo.

Nenhum comentário: