quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Parem as máquinas

por Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz (interino)
luizazedo.df@dabr.com.br


Frustradas no lobby pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, as centrais sindicais planejam deflagrar uma onda de manifestações e greves, a partir de fevereiro, como forma de pressionar o Congresso a aprovar a proposta. Dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Força Sindical — as duas maiores centrais do país — se encontrarão entre 15 e 20 de janeiro para definir o calendário de ações. Na avaliação de sindicalistas, dois fatores contribuirão para encorpar o poder de negociação a partir de paralisações em setores chave da indústria. O primeiro, por 2010 ser tratado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva como o ano da retomada do crescimento econômico pós-crise. As centrais querem jogar com o impacto que greves podem ter na ambiciosa previsão de crescimento do PIB. O segundo, a iminência das eleições, período propício para agradar à classe trabalhadora.

Combinado…

O Ministério de Minas e Energia bateu o martelo, em reunião no início da semana: o primeiro leilão na camada do pré-sal acontecerá no primeiro trimestre de 2010. O ministro Edison Lobão quer conduzir o processo antes de ter de deixar o cargo para disputar as eleições. Em janeiro, técnicos da pasta enviarão à Agência Nacional do Petróleo (ANP) — órgão responsável pelos leilões — o estudo que definirá os blocos a serem licitados.

… mas nem tanto

O leilão só poderá acontecer, é claro, depois de o Congresso aprovar os quatro projetos que definem as regras de exploração do petróleo no pré-sal. Quem acompanha o assunto de perto observa que um cronograma tão apertado sinaliza uma clara disposição do governo em voltar a recorrer ao regime de urgência para acelerar as votações.

Carnaval

Prevista para acontecer na virada do ano, a mudança das cinco diretorias da Infraero para o antigo hangar da Transbrasil, no Aeroporto de Brasília, ficará para fevereiro. A cúpula da estatal — em parte avessa à transferência — concluiu que o edifício precisa de reformas adicionais, depois de seis anos de abandono.


Pretendentes

Já se apresentam interessados em disputar o governo mineiro ao lado do vice-governador Antônio Anastasia (PSDB), que chegou aos dois dígitos nas pesquisas de intenção de voto. O DEM oferece os deputados Marcos Montes ou Carlos Melles para ocuparem a vice. O PP, o presidente da Assembleia Estadual, deputado Alberto Pinto Coelho, ou o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão.


Tesourada

As mudanças feitas no Orçamento de 2010 no acordão sacrificaram cinco emendas do relator-geral da proposta, deputado Geraldo Magela, do PT brasiliense, colocadas em função de uma brecha que lhe dava poderes de alocar recursos para ações relacionadas à Copa do Mundo de 2014. Juntas, as emendas somavam R$ 108 milhões.

Epíteto/ O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), conduzia os trabalhos no plenário, dias antes de encerrado o ano legislativo, quando se aproximou o deputado Sandro Mabel (PR-GO). Ao se lembrar
da proximidade do aniversário do goiano, o paulista deixou de lado a timidez habitual e brincou: “Gostaria de parabenizar o deputado
Sandro ‘Reforma Tributária’ Mabel!”, referindo-se à proposta pela
qual Mabel faz persistente cruzada.

Frevo/ Em leve vantagem sobre o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), nas pesquisas para o governo do Paraná, o senador Álvaro Dias (PSDB) viajou para Recife, terra do presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra, onde passará o réveillon nos blocos da cidade. Dias tenta se cacifar para ser o tucano a disputar o Palácio Iguaçu.

Telespectadores/ Em busca de maior audiência para seus meios de comunicação, a Câmara dos Deputados liberou para download a íntegra dos programas da TV Câmara. A intenção da direção da Casa é que as produções sejam transmitidas em salas de aula.

Temores
Funcionários do GDF têm abordado técnicos da Nextel perguntando se os aparelhos podem ter sido grampeados pela Polícia Federal nas investigações da Operação Caixa de Pandora. A PF já fez interceptações do tipo na Operação Satiagraha.

Nenhum comentário: