quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O espelho de Dilma

Por Luiz Carlos Azedo
com Guilherme Queiroz

luizazedo.df@dabr.com.br

A gestão da imagem da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), virou o xis da questão eleitoral para o Palácio do Planalto. Até agora, esteve a cargo do marqueteiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, João Santana, responsável pela campanha da reeleição de Lula em 2006. Dois bruxos do nosso marketing político, porém, foram chamados a dar pitacos sobre a imagem de Dilma: Duda Mendonça, o criador do “Lulinha paz e amor” da campanha de 2002, e Nizan Guanaes, que inventou a mão espalmada do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em 1994. O estado-maior do projeto Dilma-2010 anda inquieto e pede socorro por causa do índice de rejeição de Dilma nas pesquisas.

» » »

A imagem voluntarista de “Mãe do PAC”, fruto de uma tirada de palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi volatilizada pela vida como ela é. Primeiro, veio a crise econômica mundial, que deu ao governo o discurso atual — nacionalista, estatizante, desenvolvimentista —, mas fez o PAC e tudo o mais atrasar um ano. Depois, a doença de Dilma, que tirou a ministra dos palanques oficiais por um tempo e a obrigou a andar de peruca. Está chegando a hora de ela mostrar o cabelo joãozinho. E buscar o caminho mais curto e seguro para aumentar o grau de conhecimento (somente 32% a conhecem bem ou mais ou menos) sem aumentar o nível de rejeição (41% não votariam nela de jeito nenhum), revertendo a tendência sinistra revelada pela última pesquisa do Ibope/CNI.

Fora de eixo


É recorrente na administração pública a mudança de prioridades na medida em que elas vão sendo atendidas. Foi assim até com a inflação. A pesquisa Ibope/CNI, aparentemente, mostra que as prioridades do governo Lula — programas sociais, crescimento econômico, investimento em infraestrutura — já não são as dos eleitores. Desde que o governo não as abandone, é claro. Segurança pública, disparado, virou o centro das preocupações para 52% dos eleitores. Depois, vêm a qualidade da educação (38%), corrupção (33%) e impostos (17%).


Atrasados


O Tesouro libera, entre hoje e amanhã, seis créditos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referentes a repasses que vinham sendo retidos para fazer frente à queda de arrecadação. Um dos repasses, o que atende ao adicional de 1% do FPM, prevê liberação de R$ 2 bilhões

Royalties


Líderes da base governista pretendem votar o relatório do deputado Henrique Eduardo Alves (foto), do PMDB-RN, ainda hoje, apesar da obstrução da oposição. Uma mordida de mais 2% nos royalties da União e a inclusão dos 28% do pré-sal já licitados na partilha viabilizaram um acordo da bancada nordestina com a fluminense, negociado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB). Campista, o deputado Geraldo Pudim (PR-RJ) entrará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) pedindo a suspensão da tramitação do projeto, que reduz drasticamente os royalties dos municípios produtores, principalmente Campos dos Goytacazes (RJ).


Plano

O ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães (foto), apontado como grande responsável pela atual doutrina do Itamaraty, hoje anda mais preocupado com os planos de desenvolvimento nacional. Sucessor de Mangabeira Unger, de quem herdou uma política de desenvolvimento sustentável para a Amazônia e a nova estratégia de Defesa, Guimarães garimpa nos ministérios as prioridades de cada um para os próximos 20 anos. Pretende elaborar um plano estratégico realista e debatê-lo com a sociedade.

Intervenção

A direção nacional do DEM planeja recorrer à destituição do diretório do partido no Distrito Federal caso o governador José Roberto Arruda obtenha na Justiça o direito de permanecer na legenda. Tomada a medida, seria nomeado um interventor e formada uma nova direção distrital que, na prática, teria poderes para negar a Arruda apoio para disputar a eleição de 2010.

Laptop

Terminaria em 31 de dezembro, conforme previsto na Lei nº 11.196, de 2005, o incentivo fiscal para a compra de computadores. O Ministério da Fazenda, porém, pretende prorrogá-lo por quatro anos, em troca de mais investimentos dos fabricantes em pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Jeitinho/ A direção nacional do PMDB não colocará obstáculos ao desejo do diretório de Mato Grosso do Sul de apoiar a candidatura presidencial do PSDB e, ao da Bahia, de lançar a candidatura do ministro de Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, ao governo contra o PT. Em troca, porém, exigirá o apoio na convenção nacional do partido à candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Limpa/ Enquanto o governo trata o marco regulatório do pré-sal como prioridade número um, os projetos de energia limpa atraem a atenção na Conferência do Clima, em Copenhague. Delegados europeus esgotaram, ontem, a lotação do seminário brasileiro sobre etanol e biocombustíveis. O espaço de 200 lugares, reservado no gigantesco Bella Center, foi pequeno.

Agenda/ Em comemoração aos 30 anos da Lei da Anistia, o Senado lança hoje o livro Salão de humor da anistia, no Teatro Nacional, às 20h30. Os chargistas Claudius, Gougon, Guidacci, Lopes, Luiz Ge e o filho de Henfil, Ivan Souza, estarão presentes na noite de autógrafos. A socióloga e psicanalista Almira Rodrigues também lança hoje, na livraria Sebinho (406 Norte), o livro Afetos e palavras, a partir das 19h.

Nenhum comentário: