quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Dois palanques para Cid

Por Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz(interino)
luizazedo.df@dabr.com.br


O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), viverá uma situação singular nas campanha de 2010 caso seu irmão, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), leve a cabo sua intenção de disputar a Presidência da República. Interessado na reeleição de Cid, em cuja chapa indicará o vice, o PT cearense deu garantias ao socialista de que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, subirá em seu palanque, mesmo tendo Ciro como concorrente. Cid passaria, assim, a ser o único candidato a um governo estadual sustentado por dois aspirantes ao Palácio do Planalto em 2011.

» » »

O PT no estado se preocupa, porém, que Ciro repita no Ceará os arroubos disparados contra o PMDB durante a votação do marco regulatório do pré-sal, há três semanas. O partido é um importante alicerce do governo de Cid e deverá indicar o deputado Eunício Oliveira — um dos artífices do acordo — para concorrer ao Senado na chapa governista.

Encalço

O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (foto), quer reativar a caravana da transparência, série de inspeções feitas pelo partido este ano em obras do PAC com atrasos na execução. Os democratas pretendem ficar no rastro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na romaria de inaugurações ao lado da ministra Dilma Rousseff prevista para o início de 2010.

Descaso

Não foi somente ao Orçamento de 2010 que os parlamentares dedicaram um breve lance de vista. O relatório das receitas, apresentado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), saiu da Comissão Mista de Orçamento sem ser votado no respectivo comitê. Mesmo tratamento dado às duas reestimativas de arrecadação feitas mais tarde por Jucá, ambas apreciadas rapidamente no plenário do Congresso.


Café com leite

Tucanos paulistas ressaltam o fraco desempenho do governador José Serra em Minas Gerais na disputa presidencial de 2002 para dimensionar a necessidade de ter o apoio do governador Aécio Neves entre o eleitorado mineiro. No segundo turno, Serra teve apenas 33% dos votos, contra o vitorioso Luiz Inácio Lula da Silva, que levou 66%.


Fora

Quanto ao vice, aliás, o PT cearense tem outros planos para o atual ocupante da cadeira, Francisco José Pinheiro. As duas correntes que dividem o comando do partido não o querem na chapa de reeleição de Cid Gomes em 2010. Entre os nomes mais cotados está o do secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana.


Antenados

O aumento do número de projetos de lei aprovados no plenário da Câmara dos Deputados em 2009 teve índice ainda maior nas comissões temáticas. O ritmo dos trabalhos foi puxado por um tema caro a muitos parlamentares: as concessões de rádio e TV. Se em 2008 332 licenças foram concedidas ou renovadas, este ano o número saltou para 854 concessões



Marimbondos/ A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), anda às turras com o Tesouro Nacional. A tucana aguarda receber R$ 94,2 milhões do Programa Emergencial de Financiamento, linha de crédito criada para compensar estados pela queda na arrecadação e nos repasses federais por conta da crise financeira. O prazo para o pagamento expira hoje. Yeda queixa-se de que o Banco do Brasil cria entraves burocráticos para liberar a cifra.

Fundista/ Corredor nas horas vagas, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) desembarca em São Paulo para disputar a São Silvestre, tradicional prova do 31 de dezembro. Presidente da Frente Parlamentar da Saúde e médico de formação, treinou os últimos meses no Parque da Cidade com um personal trainer e outros adeptos do cooper.

Calo/ Políticos do círculo íntimo do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), dão a fórmula para tirá-lo de sua habitual calma: comparar seu governo ao de Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco, com quem trava uma civilizada disputa pela liderança política no Nordeste.


Jumbão

O tradicional périplo de fim de ano pelo empenho de emendas individuais na Esplanada foi reforçado por deputados frustrados com o engavetamento do PLN 95, um crédito suplementar de R$ 1,6 bilhão para cinco ministérios. A proposta recebeu 452 penduricalhos destinando recursos a redutos eleitorais, todos sepultados.

Nenhum comentário: