sábado, 14 de novembro de 2009

O palanque de Cabral

Por Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz

luizazedo.df@dabr.com.br

Além de render royalties do pré-sal para o Rio de Janeiro, a conversa da semana passada entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Sérgio Cabral (PMDB) deixou evidentes divergências sobre a formação do palanque da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, no estado. Lula prometeu apoio ao senador Marcelo Crivella (PRB) e gostaria de tê-lo na chapa de Cabral e não na de seu desafeto, o ex-governador Anthony Garotinho (PR). A segunda vaga caberia ao prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), uma espécie de compensação ao PT para desistir de lançá-lo candidato ao Palácio Guanabara.

***

O cenário idealizado por Lula, entretanto, é um pesadelo para Cabral. Seu compromisso para o Senado é com o presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani (PMDB), de quem depende para manter maioria na Casa e controlar o PMDB. Traí-lo significaria jogar o cacique do PMDB fluminense no colo da candidatura tucana. Além disso, por causa do voto evangélico, é difícil para Crivella abandonar a candidatura de Garotinho (PR). No fundo, Lula trabalha com a possibilidade de Dilma ter dois palanques no Rio.

Os mineiros

Esqueçam os políticos mineiros. Treze viadutos da Linha Verde, que ligará o centro de Belo Horizonte à Cidade Administrativa, futura sede do Governo de Minas, vão ganhar nomes de escritores. O time é da pesada: Henriqueta Lisboa, Abgar Renault, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Paulo Mendes Campos, Pedro Nava, Otto Lara Resende, Oswaldo França Júnior, Hélio Pellegrino, Aníbal Machado, Murilo Rubião, Fernando Sabino e Roberto Drummond.


Paim


Cobrado pela rebeldia do senador Paulo Paim, do PT-RS, por causa dos aposentados, o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), é generoso com o colega de bancada: “Ele tem uma visão sindical que considero antiquada, mas é muito criativo e tem projetos importantes, como o Estatuto do Idoso. Além disso, a presença dele na base aqui no Senado é muito importante para o governo”, argumenta.


Pires

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) fez circular na Câmara dos Deputados sua preocupação com a perda de recursos decorrente do marco regulatório do pré-sal. Com o fim das participações especiais no regime de partilha, o órgão perde a fonte financiadora das pesquisas geológicas e geofísicas. A ANP terá de se contentar com recursos do Orçamento e dos campos explorados sob regime de concessão.


Pé de meia


Por meio de remendos no Orçamento deste ano, o governo fez uma reserva caso o Congresso não aprove a proposta de 2010 até 31 de dezembro. Somente em restos a pagar empenhados, o governo terá, livres para gastar no ano eleitoral R$ 47 bilhões


Candidato

Neófito no PMDB, o ex-ministro de Assuntos Estratégicos Mangabeira Unger (foto) tenta arregimentar correligionários, no dia 18, para voltar a defender a tese da candidatura própria à Presidência. A proposta foi levada à mesa pelo professor em sua apresentação à bancada do partido. Mangabeira tenta colocar o assunto na roda antes da veiculação da propaganda política da legenda, em 26 de novembro.



Cantor/O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) roubou a cena na abertura da exposição Outsider, do artista plástico Oscar Fortunato, na Galeria Renome (SCRN 716), toda inspirada no cantor norte-americano Bob Dylan. O petista cantou à capela Blowin in the wind e foi acompanhado pelos presentes. Ontem, a performance foi parar no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=ECi2dq3O-5E

Breu/O líder do DEM na Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado (GO), encomendou um lote de camisetas pretas para distribuir na oposição, na próxima semana. Os parlamentares circularão estampados com os dizeres: “Onde está Dilma?”, cobrando a ministra-chefe da Casa Civil pela submersão de 40 horas depois do apagão de quarta-feira.

Cortiço/As cinco diretorias da Infraero estão de mudança marcada. Até 31 de dezembro, a cúpula da estatal será transferida do Setor Comercial Sul para o hangar da extinta Transbrasil, no Aeroporto de Brasília, que passa por reformas depois de seis anos de abandono. Idealizada pelo novo presidente, Murilo Marques Barboza, a mudança tem dividido a cúpula da estatal, que avalia não haver condições de trabalho no local.

Sobreviventes/O diagnóstico do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as políticas do governo para combate às mudanças climáticas traça um retrato desolador sobre a situação da renascida Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Seu quadro de pessoal é de 130 servidores — teve mais de 1 mil em seu auge. Destes, 20% já têm tempo de serviço para se aposentar, mas permanecem no cargo por conta de um abono de permanência.


Pressa
O PMDB pretende reduzir em uma semana o prazo para conclusão das convenções estaduais. A nova data final para as eleições dos dirigentes estaduais, que começam em 13 de dezembro, será dia 20. Com os resultados das convenções, será possível prever o rumo da legenda em 2010.

Nenhum comentário: