sábado, 21 de novembro de 2009

Novela das 40 horas

Por Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz

luizazedo.df@dabr.com.br

O governo se mobiliza para barrar a votação das 40 horas semanais, que divide a base aliada naquilo que o projeto tem de mais importante: o seu caráter policlassista. PT, PDT, PSB e PCdoB são a favor da proposta da Central Única dos Trabalhadores e da Força Sindical, de olho nos votos da massa de sindicalizados. O PMDB, o PTB, PP, o PR e o PRB são contra, tendo como alvo as pequenas e as médias empresas do país.

Se a proposta for votada na próxima semana, a possibilidade de aprovação é grande, por causa dos votos de parte da oposição, principalmente do PSDB e do PPS. O DEM fechou questão contra as 40 horas. A consequência imediata da aprovação seria o fim do trabalho aos sábados para quem tem jornada de oito horas cheias, de segunda a sexta-feira. As empresas que quisessem manter o funcionamento na manhã de sábado teriam que pagar horas extras aos funcionários. O pequeno comércio, escritórios de prestação de serviços, oficinas e empresas de construção civil seriam os mais atingidos, pois, na maioria desses casos, a produtividade depende do número de horas trabalhadas.

Transição

O líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), tentou costurar um acordo com o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), deputado Armando Monteiro (PTB-PE), para implantar o regime de quarenta horas até 2016, gradualmente, com reduções anuais a partir de 2010. A proposta foi rechaçada pela CUT e pela Força Sindical. A alternativa do Palácio do Planalto é empurrar a decisão “pras calendas”, para evitar um racha na base.

Algodão

Escaldado pela confusão que criou ao colocar na pauta a emenda Paim, que equipara o aumento do salário mínimo aos reajustes dos benefícios de aposentados e pensionistas, o presidente da Câmara, Michel Temer (foto), do PMDB-SP, avisou aos líderes que só colocará em votação o regime de 40 horas semanais com um acordo entre líderes. As centrais sindicais não gostaram, pois tudo o que as confederações patronais queriam era engavetar o projeto.

Copa

O Ministério do Turismo planeja investir pesadamente na infraestrutura do país, principalmente em aeroportos, metrôs e rede hoteleira. Pretende oferecer financiamentos às 12 cidades-sedes da ordem de US$ 2 bilhões

Casca-grossa

Jader Barbalho (PMDB-PA), cacique do PMDB na Câmara, não quer saber de conversa sobre candidatura ao Senado. É como falar em corda na casa de enforcado. Cada vez mais está disposto a disputar o governo do Pará contra a governadora petista Ana Júlia Carepa, candidata à reeleição.


Catacumba


Bombou na estreia no Festival de Brasília o filme Perdão, mister Fiel, do jornalista Jorge Oliveira, ganhador de dois prêmios Esso de reportagem na década de 1970, um deles por denunciar a existência do então secretíssimo acordo nuclear do governo Geisel com a Alemanha. Em consequência do filme, o Ministério da Justiça está atrás do ex-agente do Doi-Codi Marival Chaves para que esclareça as circunstâncias do assassinato do ex-deputado Rubens Paiva. Segundo o sargento reformado do Exército, o parlamentar teria sido esquartejado na prisão. É fácil achar Marival: mora em Vila Velha(ES).


Ferida

Ao subir o tom nas declarações contra o governo italiano, o ministro da Justiça, Tarso Genro (foto), pressiona o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a favor do asilo político ao ex-terrorista Cesare Battisti, cuja extradição foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por 5 x 4, com o voto de minerva de seu presidente, Gilmar Mendes. Mexe numa ferida mal-cicatrizada da política italiana ao dizer que Battisti é vítima de setores fascistas da sociedade e do governo da Itália.

Boas-festas/Vem aí mais uma crise na aviação do país. Com o reaquecimento da economia, os salões de embarque e saguões andam lotados e as companhias aéreas começam a tropeçar nas próprias asas. A Infraero tira o corpo fora com a desculpa de que o respeito aos horários é de responsabilidade das companhias, que muitas vezes fecham o check-in na hora marcada, mas os aviões partem com longos atrasos.

Direitos/Advogados cubanos saem do isolamento. O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Henrique Maués, está em Cuba para a celebração de um acordo de cooperação entre o instituto e a União dos Juristas de Cuba. A ideia é promover o intercâmbio visando tanto à publicação de artigos em revistas digitais e impressas quanto à realização de eventos institucionais.

Voto/ O marqueteiro em monitoramento de campanhas eleitorais e votações, lançou um site interativo de acompanhamento das eleições de 2010. Qualquer cidadão pode participar: www.votocerto.com.br

Nenhum comentário: