quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Pane na telefonia

Por Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz

luizazedo.df@diariosassociados.com.br


A Telefônica está de novo na berlinda, por causa da pane de ontem nos serviços de telefonia em São Paulo. Provocada por forte chuvas, que tornaram ainda mais caótico o trânsito paulista e bagunçaram o tráfego aéreo em Congonhas e Cumbica, a crise afetou serviços básicos, derrubando até sistemas operacionais de bancos e da Polícia Militar. O pior é que levou mais água para o moinho dos setores do governo que questionam o modelo de privatização não só da antiga Telesp como das demais empresas de telefonia. O que se discute é um novo marco regulatório da telefonia e mais presença do governo no setor.

» » »

A propósito, o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo resolveu pegar no pé da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e move uma ação civil pública para obrigar a agência reguladora a divulgar as informações sobre as operações de fiscalização que realizou nas prestadoras de serviços de telefonia. Segundo o MPF, a Anatel tem sido negligente com os consumidores. “A Anatel sabe que o consumidor paga a mais por erros da prestadora e esconde esse fato”, argumenta o procurador da República Márcio Schusterschitz da Silva Araújo.


Confederados//

Na quinta-feira, a convite dos Democratas, os partidos de oposição liberal da América do Sul estarão reunidos no Rio. Filiados à União de Partidos Latino-Americanos (UPLA) farão o ato político “Sim à democracia, não ao populismo”. O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) presidirá o encontro.


Troco

O presidente do PPS, Roberto Freire, deu sinal verde para o deputado Arnaldo Jardim, do PPS-SP, aceitar a presidência da comissão especial que vai discutir a capitalização da Petrobras, em dobradinha com o relator, deputado Antonio Palocci (PT-SP). Os aliados do DEM e do PSDB não gostaram, mas nem por isso podem reclamar. Os dois partidos sempre dividem os cargos que cabem à oposição entre si e deixam o PPS de fora. O nome de Arnaldo foi proposto pelo líder do PT Cândido Vaccarezza (SP). Os dois foram líderes de bancada na Assembleia paulista.


Café

A área cultivada com café chega a 2,1 milhões de hectares. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta uma queda de 15,2% na produção, que foi de 46 milhões de sacas na safra 2008. De acordo com a estatal, a queda pode ser explicada pela instabilidade das chuvas e pelas temperaturas elevadas. Este ano, o Brasil deve produzir 39 milhões de sacas de 60 quilos.


Frágil


O desempenho do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci na pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem quase sepultou sua candidatura ao governo de São Paulo. O que mais abalou seu projeto eleitoral foi a altíssima rejeição: 45,8%. Quem se assanhou foi o prefeito de Osasco, Emídio de Souza (PT), que trabalha para ser o candidato do Partido dos Trabalhadores.


Em alta

Os ministros da área econômica — Guido Mantega (Fazenda), Paulo Renato (Planejamento) e Henrique Meirelles (presidente do Banco Central) — comemoram a pesquisa CNT/Sensus, que fez uma avaliação positiva da forma como o governo enfrentou a crise (59% acreditam que o Brasil sairá da crise fortalecido). Mas quem faturou mesmo foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Em baixa

Quem ficou com a bola murcha por causa da pesquisa foi o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que virou o vilão da queda dos índices de popularidade do governo. Muito mais por causa da proposta de recriação do imposto do cheque (53% são contra), com o nome de Contribuição Social para a Saúde (CCS), do que devido à gripe suína (52% avaliam que a pandemia está sendo enfrentada de forma adequada).



Mordido/
O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), está em guerra com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), que comandou as negociações para a composição das comissões especiais do pré-sal, principalmente depois do pronunciamento do presidente Lula em cadeia de televisão e rádio. “Eu espero uma reação do Michel Temer. O mínimo que se espera dele é isso. Um comportamento de altivez, de dignidade de presidente de uma instituição”, dispara Caiado.


Pijama/
Ícone do PMDB capixaba, o senador Gerson Camata está decido a abandonar a carreira política definitivamente. “Só assim terei direito à aposentadoria integral”, argumenta. A deputada Rita Camata (PMDB-ES), com quem é casado, está sendo estimulada pelo governador José Serra (PSDB) a migrar para o PSDB e concorrer ao Senado. Camata acha arriscado. Rita foi vice na chapa de Serra em 2002.

Foi/ O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes
(DEM-PI), está longe da crise da instituição. Se mandou para a Nova Zelândia, uma monarquia parlamentar chefiada pela Rainha Elizabeth II, da Inglaterra. Encabeça o importantíssimo Grupo Parlamentar de Amizade Brasil–Nova Zelândia, do qual também fazem parte os deputados Vieira da Cunha (PDT-RS) e Márcio França (PSB-SP). Os três foram discutir mudanças climáticas, intercâmbio de férias e parcerias agroindustriais.

Nenhum comentário: